.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
LEISHMANIOSE VISCERAL: O CÃO NÃO É O VILÃO
Agora é pra valer !
Cães com leishmaniose visceral poderão ser tratados.
A lei foi aprovado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, e publicada no dia 08 de outubro de 2013.
A lei é válida para todos os estados brasileiros e pode ser consultada no portal do Supremo Tribunal Federal, através do endereço eletrônico:
http://www.stf.jus.br/portal/autenticacao sob o número 4653209.
Os exames para diagnóstico da doença deverão ser feitos exclusivamente por médicos veterinários e a opção de tratar ou não deverá ser discutida entre o veterinário e o proprietário do animal. Se a opção pelo tratamento for possível, caberá ao médico veterinário acompanhar este animal.
A decisão ainda é discutida por muitos, visto que ainda existem pessoas que são a favor da eutanásia. Para todos aqueles que acreditam que sair assassinando cães assintomáticos por conveniência é um absurdo a lei é uma grande vitória.
Como veterinária e proprietária de cães acredito que cada caso deve ser avaliado individualmente. Muitos animais quando diagnosticados já apresentam a doença e estágio muito avançado, estão muito debilitados e sem condições de resistir ao tratamento. Entretanto muitos são assintomáticos e acho que merecem a chance de serem tratados se o proprietário tiver condições para isto. Além disso, o numero de falsos positivos ainda é grande e por falta de conhecimento muitos proprietários perderam seus animais após um único teste sem que uma contra-prova lhes fosse fornecida.
Marcadores:
veterinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário