Os Spitz são cães pertencente ao grupo 5 (cães de tipo primitivo) por conservarem várias características em comum com os lobos tais como, formato de focinho, orelhas eretas e cauda longa.
De acordo com o tamanho são reconhecidas 05 variedades:
- sptiz alemão anão (também chamado de "lulu da pomerânia")
- sptiz alemão pequeno
- spitz alemão médio
- spitz alemão grande
- spitz alemão gigante
A sua origem é um pouco incerta, são raças antiquíssimas e há quem acredite que sejam raças naturais ou seja que tenham surgido naturalmente, não sendo oriundas de nenhuma outra raça canina conhecida.
Os "Lulus" ou "Poms" (Spitz Alemão Anão) são os menores membros da família dos spitz e talvez os mais populares. Eles possuem entre seus antepassados os resistentes puxadores de trenó e só receberam o nome de "lulu da pomerânia" quando chegaram a Inglaterra oriundos da região da Pomerânia na Alemanha.
Sua expansão no mundo ocidental se deve principalmente a realeza britânica. Os primeiros cães da raça chegaram na bagagem da Rainha Charlotte, esposa de George III.
Embora os Lulus tenham sido reconhecidos pelo English Kennel Club (Kennel Club da Inglaterra) em 1870, sua popularidade só aumentou anos mais tarde, graças a Rainha Victoria. Seu aspecto de bichinho de pelúcia, aliado ao seu comportamento afetuoso e cativante fez com que a raça rapidamente ganhasse espaço nas cortes européias.
Diversas personalidades de destaque, em diversas épocas, mantiveram Lulus como animais de estimação, entre eles, Michelangelo (1475-1564), cujo cão o acompanhava durante as pinturas da Capela Sistina, Mozart (1756-1791) tinha uma femea de nome Pimper e chegou a escrever uma composição em sua homenagem. Alguns anos depois, Chopin (1810-1849) criou a valsa "Valse de petit chiens" e a dedicou a sua Lulu.
Em 1900, os lulus foram reconhecidos pela AKC e os criadores começaram a dar preferencia por exemplares menores e mais coloridos (os poms da Rainha Victoria eram maiores e cinzas)
Depois de conhecer e ter uma aula sobre estes fofuxos não podia deixar de compartilhar estas informações com vocês. Obrigada Rafael, (Canil Life Kingdom) pela oportunidade.