
As dermatites são um problema frequente na clinica de pequenos animais. Neste texto vou tentar falar um pouco sobre um tipo específico de dermatite - a malasseziose.
Malassezia é um fungo, dimórfico, que pode se apresentar com forma de leveduras ou sob a forma sexuada (com hifas e clamidoconídeos). A espécie mais comum é a Malassezia pachydermatis mas existem outras espécies que também infectam animais domésticos e inclusive o homem.
O fungo tem preferência por locais com alta concentração de gordura. A maioria das espécies é lipofilica dependente (ou seja não se desenvolve em locais onde não tenha oleosidade) contudo a M. pachydermatis consegue também sobreviver na ausência de lipídeos.
A M. pachydermatis é comumente encontrada na pele e em geral faz parte da microbiota saprófita natural mas em determinada condições pode ocasionar infecções dermicas, em geral, associadas a dermatites seborréicas.
Os sintomas são pouco específicos e nenhum é patognomônico para o fungo, e incluem: prurido, hiperpigmentação da pele, descamação, eritemas e odor seborréico (rançoso).


Entre os fatores que predispõem ao aparecimento daa doença merecem destaque: alterações no microclima da pele (ex. excesso de umidade e de oleosidade), imunossupressão (uso de antineoplásicos, doenças que destroem o sistema imune, uso prolongado de corticoides, etc), uso prolongado de antibióticos, desequilibrio hormonal e alergia alimentar.
Como os sintomas em geral não são conclusivos o ideal é fazer uma análise laboratórial (raspado de pele, cultura e identificação).
A malasseziose não é uma doença grave e tem cura mas se não tratada adequadamente pode debilitar bastante o animal, além de deixá-lo mais susceptível a infecções secundárias. Deste modo, se vc observar alguma coisa errada com seu amiguinho - leve-o imediatamente ao veterinário!!!
Se vc tem o hábito de dar banho em seu animalzinho - vai aqui uma dica: nunca deixe de secá-los bem com um secador de cabelo. A umidade predispõe não somente a Malassezia mas a uma série de fungos. Cães com pêlo e subpêlo, como o Westie Terrier, merecem atenção redobrada pois retem mais agua. Entretanto o fato de terem pelagem curta não exclui os nossos queridos dálmatas de passarem pelo secador depois do banho também!!!!
Tadinhos! Fiquei com dó das fotos!! Lembrei da gordinha, hehe.
ResponderExcluirqual eo remedio pra curar essa doença pq tenho vairos caes com isto meu imail e paulo_esthuart@hotmail.com pofavor me responda e muito inportante
ResponderExcluirOlá Paulo.
ResponderExcluirCada tipo de dermatite tem um tratamento especifico. Vc já levou seu animalzinho no veterinário. É preciso fazer um exame de pele para se certificar qual o problema e se instituir o tratamento mais adequado.
Olá, meu labrador tem 7 meses e esta com manchas escuras no peito e na virilha com um cheiro forte e os pelos estão caindo muito nestas áreas, mas o comportamento dele esta normal, gostaria de saber se pode ser dermatite, Obrigado, Bruna.
ResponderExcluirOlá Bruna
ExcluirOs sintomas que descreveu podem ter mais de uma causa.
o termo dermatite é usado para descrever uma inflamação na pele - o texto acima descreve apenas um tipo.
Aconselho levar o seu animal a um vet para um exame mais preciso.