O titulo foi usado por uma amiga para descrever o problema que passou com seu cachorro na semana passada. Jack é um cão de 3 anos da raça daschund, que resolveu, num breve momento de distração da empregada, entrar no banheiro, roubar um absorvente no armário e engoli-lo.
O resultado foi bastante ruim e nosso pequeno ladrãozinho quase morreu!
Pode parecer loucura mas muitos cães tem o hábito de engolir objetos, as vezes sem nem mastigar e isso pode trazer muitos problemas!
Absorventes íntimos, principalmente os internos, são feitos para reterem grande quantidade de fluido e com isso eles “incham”. Quando engolidos, eles absorvem o muco produzido pelo estômago e intestino e ao incharem causam obstrução. Uma vez obstruído a dor é muito intensa e os riscos de torção e ruptura são muito altos.
Em ambos os casos, o animal deve ser submetido a uma cirurgia de emergência pois qualquer demora pode ser fatal! Se houver rompimento do intestino as chances de sobrevivência são mínimas e o tempo de vida é de cerca de 24h. No caso de torção, as chances não são muito maiores, pois a demora na cirurgia vai causar necrose do tecido. Quando o estomago e/ou o intestino giram, os vasos e nervos que estão presentes são “estrangulados”, deste modo o fluxo sanguíneo é reduzido ou mesmo interrompido e as células começam a morrer levando a necrose do órgão.
O diagnóstico, geralmente é feito por RX ou endoscopia ou ultrassonografia. O exame ajudara o veterinário e decidir a melhor técnica a ser empregada e o local onde será feito a incisão cirúrgica para retirada do objeto. Detectado o local e a extensão do problema o animal é imediatamente encaminhado para sala de cirurgia.
O primeiro sintoma observado pelo proprietário é um dor abdominal muito intensa e repentina seguida de inchaço. É importante que o atendimento seja o mais rápido possível. No caso do problema ser observado de madrugada procure uma clinica 24h – não espere ate o dia seguinte pois algumas horas podem fazer a diferença entre a morte e um final feliz!
Outros sintomas que podem ser observado são vômitos, taquicardia, apatia progressiva, aumento do volume abdominal com massa palpável. Diarréia com sangue pode ocorrer em alguns casos de volvulo ou encarceramento.
Para nossa alegria, a proprietária do Jack, foi rápida e a equipe veterinária agiu com destreza e rapidez. Nosso amiguinho foi submetido a uma cirurgia, onde o estomago e o intestino precisaram ser abertos para retirada do absorvente que se rasgou grudou nas paredes dos órgãos. A cirurgia foi longa e trabalhosa. Nosso amiguinho esta se recuperando bem e vai precisar agora de muita paciência e cuidados de sua família. A alimentação será controlada por algum tempo e a medicação deve ser feita corretamente para que todo o seu organismo possa voltar ao normal.
O susto foi muito grande mas o final feliz !
É muito importante nunca deixar objetos que possam ser engolidos pelos seus cães ao alcance deles, especialmente quando se trata de filhotes!
Ficou muito legal o post!!! Adorei! Jack manda beijas.
ResponderExcluir