Os sintomas irão variar com a gravidade e com o tempo de infecção. Mastites subclínicas, sem sintomas aparentes são comuns em vacas leiteiras e pouco descritas em cadelas.
Os sinais clínicos podem incluir febre, anorexia (perda de apetite), desidratação e principalmente glândulas quentes, edemaciadas e doloridas. O aspecto do leite muitas vezes se econtra alterado. O leite de uma mama doente pode conter grumos, estrias de sangue, pus ou mesmo apresentar uma coloração acastanhada. O odor as vezes também se enontra alterado.
Devido a dor a cadela muita vezes rejeita os filhotes ou simplesmetne não permite que estes mamem. Filhotes chorosos e famintos é, por vezes, o primeiro sintoma observado pelo proprietário.
Em casos mais graves pode ocorrrer abscedação e ate mesmo necrose tecidual levando a perda da mama.
Abscesso mamário em cadela srd
O diagnóstico entretanto é bastante fácil e se o tratamento for instituido rapidamente as chances de cura são muito altas (quase 100%). Um exame rotineiro pelo proprietario poderá detectar alterações no aspecto do leite e mesmo dor em uma ou mais tetas durante a palpação ou mesmo durante as mamadas.
O tratamento inclui antibióticos específicos, fluidoterapia entre outros cuidados. O leite contaminado não deve ser ingerido pelos filhotes que podem ser intoxicados e apresentar desde uma simples diarréia até quadros mais graves que poderão levar ao obito deste filhote.
A reprodução de cães e gatos não deve ser feita sem planejamento e requer muitos cuidados durante a gestação e após o parto. Pense muito antes de permitir a cruza! Animais não precisam cruzar para serem felizes e a castração trás inúmeros benefícios para a saúde de seu animal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário