.
domingo, 10 de abril de 2011
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
A inseminação artificial é uma técnica já amplamente utilizada em animais de produção, especialmente bovinos e que traz inúmeras vantagens. Apesar de ainda existir algum preconceito por conta de alguns a técnica vem sendo cada vez mais adotada por canis e proprietários de cães e gatos.
VANTAGENS
- permite o cruzamento entre indivíduos de alto potencial genético mas que moram em locais distantes
- reduz os custos e o estresse relacionado ao deslocamento da fêmea até a residência do macho
- evita a transmissão de doenças venéreas.
- evita acidentes entre cães de raças de maior agressividade
- em cães braquicefálicos, evita problemas como hipertermia, taquicardia e dispnéia ocasionadas pelo esforço durante a cópula
- permite o cruzamento de cães que estejam impossibilitados de realizar monta natural (desde que o impedimento físico não seja de origem genética)
A primeira etapa consiste na escolha do macho. É importante que ele seja saudável, não apresente nenhum problema geneticamente trasnmissível e possua caracteristicas morfológicas e comportamentais desejáveis a raça. A coleta de sêmen é rápida e indolor.
O espermograma vai definir a qualidade do sêmem. O exame permite avaliar a motilidade, vigor e quantidade dos espermatozóides. Uma vez coletado o sêmen pode ser utilizado a fresco ou processado. O semen precisa ser diluído e receber a adição de substâncias conservantes e crioprotetoras antes de ser resfriado ou congelado. O sêmen resfriado pode ser utilizado por ate 5 dias, se bem conservado. O congelamento é feito em nitrogênio líquido (temperatura de -196 º C) e permite a conservação dos espermatozóides por várias semanas.
O espermatozóide canino não tem boa resistência ao congelamento o que limita o seu uso.
O sucesso da inseminação depende de alguns fatores sendo a detecçção do estro talvez um dos mais importantes. O veterinário responsável deverá efetuar testes para determinar o melhor momento da inseminação.
Se bem realizada as chances de sucesso são superiores a 90%. com sêmen a fresco, 80% com sêmen resfriado e de aproximadamente 60% com sêmen congelado.
Marcadores:
reprodução,
veterinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário