SEPDA - Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais
Para denunciar maus tratos e abandono de animais domésticos, ligue para 1746, a Central de Atendimento ao Cidadão:
Você pode acompanhar o andamento da sua denúncia pelo telefone ou pelo link OUVIDORIA.
A sede principal da SEPDA está localizada na Fazenda Modelo, em Guaratiba, com o Centro Proteção de Animal, desde 2008. Desde então, a estrutura oferece diversos serviços veterinários e de apoio aos animais para a população do município do Rio de Janeiro.
A sede, com área de 13 mil metros quadrados, fica na Estrada da Matriz e possui as seguintes unidades administrativas:
- Administração
- Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN)
- Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN)
- Centro de Manejo de Cães (CANIL)
- Centro de Manejo de Gatos (GATIL)
- Centro de Manejo de Equinos (CURRAL)
O Centro de Proteção Animal oferece gratuitamente serviços de esterilização, atendimento clínico e cirurgias, além de promover diariamente adoção de cães, gatos e eqüinos.
Através da Administração, a Ouvidoria registra e averigua denúncias de maus tratos Também é na Administração que se gerenciam os veterinários que trabalham nos centros cirúrgicos.
No Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN) são feitas as esterilizações de cães e gatos gratuitamente, além de atendimento clínico veterinário e cirurgias diversas, exceto as oftamológicas e ortopédicas. O atendimento e a realização de procedimentos cirúrgicos acontecem, de segunda a sábado, das 9h às 17h.
O Centro de Manejo de Cães (CANIL) conta com 25 boxes internos e 25 boxes com solário e parte interna, já o Centro de Manejo de Gatos (GATIL) possui abrigos para acomodação dos animais e uma área de isolamento onde permanecem os filhotes e os animais em tratamento.O Centro de Manejo de Equinos (CURRAL) dispõe de quatro piquetes pequenos e quatro piquetes grandes, local para atendimento clínico, sala de medicamentos e manipulação dos equinos, um veterinário e um zootecnista, capineira e deposito de feno e ração.
Os animais recebidos pela Secretaria, vítimas de maus tratos e abandono, são tratados em período de quarentena. Ao receberem alta, são levados em nossa campanha itinerante Adotar é o Bicho! e também ficam disponíveis para adoção no Centro de Proteção Animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário