.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 4 de dezembro de 2016

MITOS X VERDADES


Pequeno recado a criadores, proprietários e colegas veterinários. 


Por favor usem um pouco mais de bom senso e discernimento antes de ser taxativo em um diagnóstico. Ao contrario do q muitos pensam o fato de um cão ser um bulldogue (francês ou inglês principalmente) não significa que ele tenha demodicose e q irá ser um animal doente e problemático até o final da vida. 


O fato de um cão ser um dálmata não significa q terá problemas de pele e que irá morrer rápido de infecção urinária!!!! 


Sou criadora de dálmatas a 15 anos e até hoje nenhum dos meus cães morreu por problema renal e nem passou a vida fazendo tratamento para pele. Muitas vezes o única tratamento necessário para melhorar a pelagem é reduzir o numero de banhos e parar de encher o animal de perfumes. 


Como veterinária, hoje presto atendimento veterinário a 3 canis da raça bulldogue francês e cada dia fico mais chocada com a quantidade de absurdos que se faz com cães desta raça, Já vi cães q pelo simples fato de terem se arranhado brincando no quintal já deixarem de ser vacinados porque tem demodicose! Bom senso por favor !!! 


Alergias e pequenos problemas de pelagem são comuns na infância devido a baixa imunológica temporária ocasionada por fatores como: desmame, troca de ambiente, verminoses, vacinação. Não vamos confundir uma baixa imunológica com sarna e nem com deficiência imunológica congênita. 

Sendo assim caros colegas de profissão vamos estudar um pouco mais antes de espalhar pânico e caros proprietários antes de pensar em sacrificar seu animal ou de submete-lo a tratamentos cruéis e debilitantes procure a opinião de um profissional experiente q tenha conhecimento sobre as raças em questão. 

Fica aqui meu conselho e desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário