.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 8 de junho de 2010

DERMATITES



As dermatites são um problema frequente na clinica de pequenos animais. Neste texto vou tentar falar um pouco sobre um tipo específico de dermatite - a malasseziose.
Malassezia é um fungo, dimórfico, que pode se apresentar com forma de leveduras ou sob a forma sexuada (com hifas e clamidoconídeos). A espécie mais comum é a Malassezia pachydermatis mas existem outras espécies que também infectam animais domésticos e inclusive o homem.

O fungo tem preferência por locais com alta concentração de gordura. A maioria das espécies é lipofilica dependente (ou seja não se desenvolve em locais onde não tenha oleosidade) contudo a M. pachydermatis consegue também sobreviver na ausência de lipídeos.
A M. pachydermatis é comumente encontrada na pele e em geral faz parte da microbiota saprófita natural mas em determinada condições pode ocasionar infecções dermicas, em geral, associadas a dermatites seborréicas.

Os sintomas são pouco específicos e nenhum é patognomônico para o fungo, e incluem: prurido, hiperpigmentação da pele, descamação, eritemas e odor seborréico (rançoso).



Entre os fatores que predispõem ao aparecimento daa doença merecem destaque: alterações no microclima da pele (ex. excesso de umidade e de oleosidade), imunossupressão (uso de antineoplásicos, doenças que destroem o sistema imune, uso prolongado de corticoides, etc), uso prolongado de antibióticos, desequilibrio hormonal e alergia alimentar.

Como os sintomas em geral não são conclusivos o ideal é fazer uma análise laboratórial (raspado de pele, cultura e identificação).

A malasseziose não é uma doença grave e tem cura mas se não tratada adequadamente pode debilitar bastante o animal, além de deixá-lo mais susceptível a infecções secundárias. Deste modo, se vc observar alguma coisa errada com seu amiguinho - leve-o imediatamente ao veterinário!!!

Se vc tem o hábito de dar banho em seu animalzinho - vai aqui uma dica: nunca deixe de secá-los bem com um secador de cabelo. A umidade predispõe não somente a Malassezia mas a uma série de fungos. Cães com pêlo e subpêlo, como o Westie Terrier, merecem atenção redobrada pois retem mais agua. Entretanto o fato de terem pelagem curta não exclui os nossos queridos dálmatas de passarem pelo secador depois do banho também!!!!

5 comentários:

  1. Tadinhos! Fiquei com dó das fotos!! Lembrei da gordinha, hehe.

    ResponderExcluir
  2. qual eo remedio pra curar essa doença pq tenho vairos caes com isto meu imail e paulo_esthuart@hotmail.com pofavor me responda e muito inportante

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo.
    Cada tipo de dermatite tem um tratamento especifico. Vc já levou seu animalzinho no veterinário. É preciso fazer um exame de pele para se certificar qual o problema e se instituir o tratamento mais adequado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu labrador tem 7 meses e esta com manchas escuras no peito e na virilha com um cheiro forte e os pelos estão caindo muito nestas áreas, mas o comportamento dele esta normal, gostaria de saber se pode ser dermatite, Obrigado, Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna
      Os sintomas que descreveu podem ter mais de uma causa.
      o termo dermatite é usado para descrever uma inflamação na pele - o texto acima descreve apenas um tipo.
      Aconselho levar o seu animal a um vet para um exame mais preciso.

      Excluir