.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CANCER DE MAMA

Os tumores nas glândulas mamárias são bastante freqüentes em cadelas e representam mais de 40% dos tumores da espécie canina.

A maioria dos casos ocorre em animais senis, com idade superior a 8 anos, entretanto cadelas jovens não estão completamente isentas de apresentarem esta patologia.

Segundo algumas pesquisas, as raças mais predispostas são:  Boxer, Airedale Terrier, Cocker Spaniel, Setter Irlandês, Labrador, Poodle, Daschund e Samoieda.

tumor de mama benigno em cadela da raça Airedale Terrier

Tumor de mama com nódulos múltiplos em várias mamas em cadela da raça poodle.

A causa ainda não esta bem definida. Existem várias teorias que incluem desde um infecção viral até uma tranmissão genética hereditária.

O envolvimento de hormônios na etiologia dos tumores mamário é uma hipótese bastante aceita pelos pesquisadores e veterinários. Existe uma grande diferença entre a presença de tumores entre cadelas inteiras e castradas (ovariohisterectemizadas), assim como a fase da vida em que a cirurgia foi feita.

O risco de desenvolvimento de câncer de mama é de cerca de 0,5% em cadelas que são castradas antes do primeiro cio. Entre o primeiro e o segundo cio este risco aumenta para cerca de 10%..

A realização da castração (OSH ou ovário-salpingo-histerctomia) tardia não reduz as chances do aparecimento do tumor,.

A idade da primeira gestação e a ocorrência de estros (cios) irregulares parece não influenciar no surgimento ou não te tumores mamários. Entretanto, cadelas que apresentam pseudociese ou pseudo-gestação (também conhecida como “gravidez psicológica”) com freqüência estão mais predispostas ao surgimento de lesões pré-neoplásicas.

Os hormônios estrógenos (estrogênio e progesterona) exercem influência direta sobre os tumores mamários., porém outros hormônios como a prolactina e o hormônio do crescimento também tem sido encontrados nos tecidos mamários neoplásicos e provavelmente interagem na etiologia dessas neoplasias.


Cadela da raça Doberman com tumor de mama sendo preparada para cirurgia


O tratamento irá depender do tipo de tumor. Tumores benignos podem ser retirados cirurgicamente e não causam grandes problemas ao animal. Tumores malignos necessitam de mastectomia total e de posterior radioterapia ou quimioterapia para evitar metástases. Nos casos onde já houver ocorrido metástase o tratamento deverá ser analisado cuidadosamente pelo médico veterinário responsável ou oncologista veterinário. O diagnostico definitivo necessita de exame histopatológico.
Contudo, independente do tipo (maligno ou benigno) a retirada precoce é aconselhável para evitar que crescam demasiadamente e tornam-se muuito incomodos para a cadela ou mesmo que haja tempo de se formarem mestástases.

Clinicamente, observa-se um ou mais nódulos que podem ou estar aderidos ao longo da cadeia mamária.
A palpação periódica das mamas pelo proprietário, em geral, permite a detecção precoce dos nódulos e aumenta a chance de cura.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário