.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RAÇAS DE CÃES

Qual a melhor raça de cachorro?

Esta é uma pergunta que acredito que irá ter respostas muito variáveis. Para mim a melhor raça é o dálmata mas esta resposta está longe de ser um verdade absoluta.

Na hora de escolher um filhote deve-se ter em mente que um cão vive por cerca de 10-15 anos e que durante este tempo ira depender do nosso carinho e de cuidados constantes. É imprescendivel que a raça escolhida se adapte ao estilo de vida e aos desejos e anseios de sua nova família.

A aparência deve agradar aos olhos de quem esta comprando mas não deve ser o aspecto mais importante na hora da escolha de um filhote.
Algumas questões simples podem ajudar bastante na hora de escolher o nome membro da família. Vou tentar dissertar um pouco sobre algumas.

1- Porte
Pra começar você deve decidir se deseja um cão de pequeno, médio ou grande porte. Além do tamanho em si outros aspectos devem ser considerados mas animais de grande porte (ex. São Bernardo, Terra Nova) irão ocupar mais espaço do que um animal de pequeno porte (ex. Shit-zu, West Terrier, Cocker Spaniel).
Se você mora num apartamento pequeno, um cão de  porte grande ou gigante não é o indicado.

2- Pelagem
Considero este item muito importante também.
Algumas perguntas - pêlo longo, semi-longo ou curto  ? Possui subpelo ? Pelo fino, encaracolado ou pelo de arame?
Todo cão precisa ser escovado periodicamente mas animais com pelagem longo necessitam de mais cuidados e requerem mais tempo do proprietário.
Se você não possui tempo e nem condições financeiras para ficar levando um animal para um petshop para banho e tosa desista das raças que necessitam de tais cuidados.
Raças com pelagem tipo "pelo de arame" são mais fáceis de serem escovadas pois o pelo embola pouco e a manutenção é mais simples (ex. fox terrier, west terrier). Cães de pêlo longo e fino precisam de escovação diária (ex. Yorkshire, Maltes, Lhasa)


3- Grau de atividade
Algumas raças necessitam de mais exercícios físicos do que outras.
O grau de atividade vai influenciar muito o espaço necessário e o ritmo da casa. Raças com baixo grau de atividade são capazes de ser felizes permanecendo longos períodos deitados ao lado do dono ou dormindo embaixo de uma árvore.
Raças muito hiperativas ficarão entediadas se não tiverem atividades para fazer ao longo do dia e isso pode levar a problemas de temperamento como aumento na agressividade, destruição de sofás e móveis, automutilação, etc.
O ritmo do cão deve ser compatível com o espaço disponível e a disposição da família para proporcionar atividades para o animal. Se você é um esportista e gosta de fazer corridas e trilhas com seu cachorro um cão com maior resistência física será mais indicado (ex. beagle, labrador, dálmata). Raças braquicefálicas (ex. bulldogs) não toleram exercícios por tempo prolongada e nem em dias mais quentes pois apresentam maior dificuldade de manter a temperatura constante e podem morrer se o proprietario não souber respeitar suas limitações.

4- Agressividade / dominância
Se você não tem experiência com cães e não sabe dar ordens não escolha uma raça dominante.
Algumas raças necessitam que se imponha limites de forma mais incisiva do que outras, naturalmente submissas.
A não observação deste item pode gerar problemas de convivência. Um cão dominante ao qual não foi imposto limites será um cão que fugirá ao controle e que literalmente "mandará" na casa e no dono.  Um adestrador pode ajudar muito a controlar o temperamento do cão e a socializá-lo mas não conseguirá ter sucesso sem a colaboração do proprietário.
Não é raro encontrar alguém que adquiriu um cão dominante e de natureza agressiva se queixando que não consegue fazer nada com seu animal, que não ir ao quintal se ele estiver comendo ou que não consegue dar um medicamento ou colocar um remédio de pulga por exemplo, por que o cachorro não gosta e vai morde-lo. Este é um comportamento totalmente indesejado e que pode ser evitado se o proprietario souber definir desde o começo quem é o "líder da matilha".
 
5- Função
Deve-se ter em mente a função que espera que seu cão exerça.
Uma pergunta comum é guarda ou companhia ? Outras atividades também podem e devem ser consideradas. Exemplos
Agility,Guia de cego, Pastoreio, corrida, etc.
Um bullmastiff ou um dogue de bordeaux nunca será um cão de corrida  ou um campeão de agility assim como um whipet  ou um afghan não serão bons cães de guarda.
neste caso deve-se te em mente a capacidade de aprendizado, agilidade, porte e grau de atividade da raça escolhida de acordo com a função que deseja que ela realize.

6- Tempo disponível para tratar do animal
Hoje em dia com as facilidades oferecidas pelos petshops e veterinárias ficou muito mais fácil cuidar de um cão. Rações industrializadas de boa qualidade são fáceis de encontrar e dispensam a necessidade de se perder tempo cozinhando para o seu cachorro. Serviços de banho e tosa também estão muito mais acessíveis e a maioria hoje possui serviço de delivery.
entretanto a dependência afetiva do cão com relação ao dono não tem com ser contornada. Algumas raças são mais independentes e conseguem viver sem a presença constante do dono sem apresentarem problemas emocionais e comportamentais. Tenha em mente o tempo que o animal precisará ficar sozinho antes de escolher a raça. Se você mora sozinha e precisa trabalhar fora seu perfil será diferente daquele que ira conviver com uma família grande e que terá atenção o dia inteiro.

7- Espaço disponível para exercícios.

8- Presença de outros animais na casa (cães, gatos, aves. etc).
Se você já tem outros animais deve verificar se a raça se convive bem com eles para evitar acidentes e aborrecimentos no futuro.

9- Condição financeira do futuro proprietário.
Um filhote de qualquer raça saudável e de boa procedência não será muito barato. Canis sérios gastam muito investindo na qualidade de vida de seus cães e na escolha de seus padreadores e  matrizes e isto com certeza será repassado ao futuro comprador.
Se o proprietarios do canil não souber falar sobre a raça que cria desista. Canis que criam muitas raças diferentes com fins puramente comerciais também devem ser evitados.
Verifique os problemas mais comuns a raça que esta comprando e certifique-se que o canil estará fornecendo garantias de que é feito o controle do problema através de uma seleção genética séria.
Se no momento não possuir condições financeiras para comprar seu cão, seja paciente, estipule  a sua aquisição como um objetivo e se esforce pra conseguir os recursos necessários.
Uma opção a ser considerada é a adoção de um animal - inúmeros cães de raças, portes, idades e temperamentos diferentes esperam nos abrigos  por um lar onde possam ser amados e cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário