.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DENTIÇÃO


Assim como as pessoas os cães filhotes também apresentam dentes de leite que são trocados quando filhote cresce (semelhante ao que observamos nas crianças).
A dentição decídua tanto nos cães como nos gatos não incluem dentes molares e nem o primeiro pré-molar, totalizando apenas 28 dentes.

filhote com dentição de leite 


Os dentes decíduos (ou "dentes de leite") começam a surgir de acordo com o calendário abaixo:
*Incisivos - 3 a 5 semanas
*Caninos - 3 a 6 semanas
*Premolares - 4 a 10 semanas

Um cão adulto possui normalmente 42 dentes, sendo, de cada lado:
*Incisivos  - 3 superiores e 3 inferiores
*Caninos - 1 superior e 1 inferior
*Premolares - 4 superiores e 4 inferiores
*Molares - 2 superiores e 3 inferiores
 A foto ao lado mostra o crânio de cão adulto com dentição completa com os dentes pintados de cores diferentes para facilitar a diferenciação.



filhote de cão durante a fase da troca de dentição



A troca de dentes ocorre entre 4 e 7 meses podendo chegar a 8 meses em cães de pequeno porte. Após esta idade todos os dentes de leite já deverão ter caído. Dentes decíduos persistentes não são normais e devem ser extraídos por um veterinário para evitar problemas futuros.

A oclusão (mordida) normal de um cão deve apresentar:
- incisivos superiores cobrindo parcialmente os incisivos inferiores (mordida em tesoura).
- canino inferior ocluindo eqüidistante entre o incisivo lateral superior e canino superior.
- Pré-molares superiores e inferiores apresentam intercuspidação: primeiro pré-molar superior oclui entre primeiro e segundo pré-molares inferiores e assim por diante.
 - Quarto pré-molar superior cobre por inteiro o primeiro molar inferior, durante oclusão.


O que serve de regra para a maioria dos cães,funciona de forma um pouco diferenciada nos chineses de pelagem hairless. Os cães classificados como hairless (desde o true hairless ate o hairy hairless) apresentam uma mutação no gene FOXI3 que leva tanto a falta de pêlos como a ausência de dentes.
É importante esclarecer que nos chineses powder puff a dentição deve ser completa e de crescimento normal, apenas os cães pelados tem problemas de dentição.
A diferença já começa a ser notada nos bebês cujos dentes de leite demoram muito mais tempo para surgir nos cães hairless do que nos cães powder puff. A troca de dentes também é um pouco mais demorada e via de regra nem todos os dentes de leite caem. Casos de dentição dupla são comuns e devem ser corrigidos para evitar dificuldades na mastigação. Como nem todos os dentes definitivos surgem muitas vezes cães adultos tem um número de dentes inferior ao de quando eram filhotes. A presença de dentes de leite persistentes em cães adultos também é muito comum.
Apesar da literatura afirmar que todos os dentes decíduos que persistirem devem ser extraídos eu particularmente tenho algumas restrições no caso dos cães pelados. Como é frequente o dente definitivo não surgir, os dentes de leite muitas vezes não formam dentição dupla e não atrapalham o animal, muito pelo contrário. Apenas quando dois dentes estiverem na mesma posição e o dente de leite estiver atrapalhando a saída do definitivo sou a favor da intervenção.
O proprietário deve ter em mente que cães pelados tem falta de dentes e que os dentes que nascerem ate a idade de 8-9 meses não irão mais nascer mesmo que o cão ainda apresente dentes de leite. Além disso nada impede que no futuro estes dentes decíduos se soltem sem nenhum motivo aparente, mesmo em cães já adultos (com mais de um ano de idade).


Um comentário: