.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 17 de abril de 2021

VOCÊ SABE O QUE É BERNE ?

 


Foto: Atlas Parasitologia Veterinaria 2019 - CRMV-MG

O Berne nada mais é que a larva de uma mosca da espécie Dermatobia homini. A mosca adulta não se alimenta. Após a cópula a fêmea deposita seus ovos no dorso de um inseto hematófago  (uma vespa ou uma mutuca, por exemplo)

Quando essa mutuca pica o animal (cachorro, cavalo, e acreditem, até ,mesmo humanos), o ovo cai na abertura feita para alimentação; Não é preciso, portanto, que já exista algum tipo de ferimento para que o berne se instale.

Essa  larva vai se alimentando do hospedeiro e conforme vai crescendo forma um caroço dolorido que por vezes é confundido por leigos com um furúnculo, um inchaço causado por marimbondo e já me procuraram na clínica até achando que era um tumor. Este caroço sempre terá um pequeno buraquinho (local por onde a larva respira) mas que por ser bem pequeno pode passar desapercebido. Diferentemente da bicheira (miíase), o berne não tem cheiro. 

É muito importante ressaltar que alguns produtos pode matar a larva dentro do animal e, uma vez morta, irá apodrecer ali dentro causando infecção. Deste modo, nunca tente usar nenhum produto ou retirar essa larva sem o acompanhamento de um médico veterinário. 

Uma vez que a larva atinja um determinado tamanho, ele sairá espontaneamente e irá para o solo onde irá completar sua metamorfose e ganhará a forma adulta.

A Dermatobia só vive em locais de mata, com bastante vegetação e raramente será vista num local aberto. Todavia como ela faz uso de um vetor para carregar seus ovos consegue parasitar animais a grandes distâncias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário