.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 19 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO - DESVENDANDO OS RÓTULOS DAS RAÇÕES


Muita gente tem me perguntado - qual ração a gente usa? como escolher uma boa ração ? como saber qual o tipo de ração se adapata melhor a seu cão.

Para começar deve-se escolher sempre rações premium, premium special ou super premium que não necessitam de suplementação pois já possuem todos os nutriente necessários na concentração adequada. Deste modo, cães alimentados com estes produtos irão comer menor quantidade, pois é mais concentrado, produzirão menor volume e odor  de fezes, pelagem mais bonita e saudável e terão melhor performance.

Uma dica: leiam os rótulos. Verifiquem a composição da ração!
Nos rótulos vocês irão encontrar quase todas as informações necessárias para escolher com bastante segurança o melhor alimento para o seu animalzinho.

O nível de proteína (proteína bruta) é importante mas a qualidade desta proteína é fundamental! Alimentos a base de carne de frango são mais saudáveis do que os de carne bovina. A proteina de soja não é bem digerida pelo seu cão e acaba saindo em grande parte nas fezes (ser ter sido aproveitada). Em outras palavras, o teor de digestibilidade da proteina utilizada é de fundamental importância.

A quantidade de água de uma ração irá classificada em 3 categorias: rações secas, rações semi-úmidas  e rações úmidas. O teor de água, entretanto, está relacionado diretamente com o crescimento microbiano, quanto mais úmida a ração mais difícil a sua conservação. Deste modo, alimentos enlatados (rações úmida) devem ser consumidos num periodo de tempo muito menor do que as rações secas. São rações com alta palatabilidade pois são geralmente feitas com vísceras, mas apesar de bem balanceadas tem, em geral, poucos nutrientes pois boa parte de sua composição é água.
A ração seca concentra muito mais o alimento. O animal neste caso precisará ingerir uma quantidade menor de alimento para adquirir os nutrientes que ele necessita.

O extrato etéreo nada mais é que a quantidade de lipídeos (gordura) presente na ração. Lipídeos são substâncias muito energéticas. Cães muito ativos precisam de uma quantidade um pouco maior de energia mas cães mais velhos e sedentários com dietas ricas em lipídeos terão uma forte tendência a se tornarem obesos.

Matéria mineral - é também denominado de cinzas. O máximo recomendado é de 10%. Valores muito elevados podem ocasionar problemas de sáude pois não são adequadamente metabolizados pelo organismo. Este minerais serão melhor aproveitados quando encontram-se na forma 'quelatada'.

Fibras brutas - auxiliam na formação do bolo fecal mas não são digeridas.

Existem diferentes fontes de carboidratos normalmete utilizadas nas rações animais (ex. milho, sorgo, arroz, aveia, trigo, etc). O tipo de carboidrato escolhido também irá influenciar diretamente na qualidade da ração.O milho é o mais utilizado nas rações do tipo 'standart' por ter menor custo.  O arroz é uma excelente fonte de carboidratos mas seu custo é muito mais elevado sendo encontrado preferencialmente nas rações s do tipo 'superpremium'.

Aditivos - são substâncias que não são utilizadas para nutrir e sim para melhorar a qualidade de vida do animal. Como exemplos podemos citar:
- sulfato de controidina
- ômega 3 e 6  -
- polpa de beterraba - ajuda a regular o intestino
- monoligossacarídeos e frutoligossacarídeos ( pré-biótico).

Nunca deixe, contudo de consultar sempre um veterinário de sua confiança. Ele poderá ajudá-lo na escolha do alimento que se encaixe melhor à raça, idade e estilo de vida de seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário