.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 31 de agosto de 2014

CÃO DE CRISTA CHINÊS - GENÉTICA DE PELAGENS


Chineses são coloridos e apresentam uma grande gama de combinações de cores e pelagens que são determinadas por uma ampla variedade de genes.

Os mamíferos apresentam dois tipos de melanina em sua pelagem: eumelanina e feomelanina. A interrelação destes dois pigmentos é que determinará qual a coloração da pelagem em um cão.

A eumelanina é escura. A cor entretanto pode variar um pouco devido a variações nas proteínas que formam a estrutura do grânulo. A forma base da eumelanina é preta mas esta também pode aparecer marrom (chamados de fígados ou chocolates) ou cinza azulado dependendo da presença de alguns genes que afetam na manifestação da cor (fenótipo).

A feomelanina é vermelha. As cores podem variar do creme claro através de tons de amarelo, castanho, vermelho até o mogno.

Há uma série de genes que irão determinar a extensão e a localização de cada pigmento assim como a forma que irão se expressar.


Locus A (agouti)
É um locus padrão, composto por vários alelos, responsável pela distribuição dos pigmentos. Os genes presentes neste locus irão influenciar as proporções de feomelanina e eumelanina em cada fio e na pelagem como um todo.
Ay - castanho - neste  caso teremos uma variação do creme ao amarelo e ao vermelho, com as pontas mais escuras
Aw- pelagem selvagem (wild) - pelagem amarelada ou avermelhada com as pontas pretas
At - pelagem bicolor (black and tan ou brown and tan). Quando presente junto o gene S teremos uma pelagem tricolor.
a/a - pelagem recessiva - preta

pelagem black/tan - presença do gene At


pelagem preta a/a
(foto: Kennel Lucksorius) 

pelagem tricolor - combinação dos gene S com o gene At 
(foto: Priscila Bussarelo - Skyrim Kennel)




Locus B (black / brown)
O gene B (preto) é dominante, porém a forma como se apresentará irá ser influenciada por outros genes. Animais b/b (homozigotos recessivos) tem coloração fígado e se acasalados entre si nunca irão gerar filhotes pretos. A coloração fígado (marrom) será uma variação da eumelanina.

pelagem fígado - bb
(foto: Luksorius Kennel)



Locus E (extension)
Irá determinar a extensão do pigmento ou seja como ele irá se expressar.
(E) extensão normal - neste caso a extensão total do pigmento será determinada pelos locus A e B.
(e) extensão amarela - também conhecido como e/e vermelho. Restringe o aparecimento do pigmento preto. Isto acontece pois este gene apenas influencia a eumelanina, não impedindo a expressão da feomelanina. Deste modo podemos ter um cão de pelagem creme ou amarelada que contenha o gene B em conjunto com os genes e/e  em seu genótipo e que portanto poderá ter filhotes tanto cremes como pretos.




Locus K (dominant black)
K - cor preta dominante. A expressão do gene B é dominante sobre o gene A. O cão terá pelagem preta ou fígado ou azul.
k -  este alelo permite a expressão de outras cores e padrões (as outras cores não são "escondidas" pela cor escura dominante). Animais homozigotos recessivos (k/k)  podem apresentar uma ampla variedade de pelagens.

cor preta dominante 
presença dos genes B e K




Locus D (dilution)
É um gene "diluidor", ou seja, cães que apresentem este gene serão cinzas ou azuis (se tiverem o gene para preto) ou serão cremes/dourados.
O gene diluidor (d) afeta principalmente a eumelanina gerando cães azuis pela diluição da pelagem preta (Bb ou BB) e cães "isabella" pela diluição da pelagem fígado (bb). A feomelanina é pouco afetada e neste caso observa-se apenas um leve clareamento
O gene d também interfere na coloração de olhos e trufa (nariz).

genes dd interferem na cor de olhos e trufa
(foto: internet)









Locus G (progressive greying with age
Nos animais que apresentam o gene dominante G a pelagem irá clareando com a idade (antes da senilidade). Este clareamento poderá ocorrer logo após o nascimento ou após um determinado período (semanas ou meses). Em geral este clareamento ocorre até os dois anos de idade porém em alguns casos poderá ocorrer durante toda a vida do animal.
Por ser um gene dominante G indica clareamento (greying) e gg não clareia (not greying).
O locus G, assim como o locus D,  afeta a eumelanina (preto e fígado). Entretanto, ao contrário do locus D, os genes G não afetam a cor do olhos ou do nariz. O gene é progressivo logo o animal nascerá preto ou fígado e ira á clareando aos poucos) e pode ocorrer em toda pelagem ou em partes dela (tons diferentes de cinza podem ocorrer em partes do corpo, e alguns locais podem inclusive permanecerem com a cor original preta ou fígado)

clareamento com a idade (G dominante gene)
Foto: Priscilla Bussarelo (canil Skyrim)







Locus S (Spoting)
Determina a distribuição do branco pelo corpo.
As marcas brancas podem ocorrer em combinação com qualquer cor e irão "cobrir" tanto a eumelanina quanto a feomelanina. Tecnicamente é conhecida como epistasia. Deste modo qualquer cão pode ter marcas brancas, seja ele preto, azul, fígado, tigrado, creme ou até merle.
O gene s impede as células de produzirem pigmento tanto na pele quanto no pêlo
Deste modo teremos
S = ausência de branco
sp sp = "piebold"- em geral produz uma cabeça colorida (com focinho branco ou colorido) e manchas pelo corpo
S sp = são os chamados  pseudo-mantados. Se assemelham aos  "mantados verdadeiros" mas apresentam maior quantidade de branco.
si si = " "irish spoting" - são os cães conhecidos como mantados.

(obs. apesar do padrão da raça indicar que todas as cores podem ocorrer não tenho conhecimento de nenhum exemplar da raça que apresente a pelagem merle -locus M)

pelagem tipo "piebold"
(foto: internet)





Locus T (Ticking)
 O gene T  determina a presença de pintas nas áreas brancas da pelagem. As pintas são ocasionadas pela presença do gene dominante T. Cães homozigotos recessivos (t/t) não apresentarão pintas.

Locus T - presença de pintas

Nenhum comentário:

Postar um comentário