.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 5 de julho de 2011

EXAME ANDROLÓGICO EM CÃES


A realização de exame andrológico é uma ferramenta importante que ainda é pouco utilizada em cães mas de grande utilidade na seleção de reprodutores.

É indicado na puberdade, antes do início da vida reprodutiva e em exames de compra e venda.

É muito importante uma anamnese e um histórico detalhado do animal a ser avaliado, partindo de todos os problemas de saúde que o animal tenha apresentado, mesmo os que teoricamente não interferem diretamente no desempenho reprodutivo.


Doenças de outros órgãos e sistemas podem secundariamente afetar o trato reprodutor de forma direta (i.e. neoplasias) e/ou indireta por alteração nos padrões de secreções hormonais.

Deve-se considerar ainda traumas diversos e doenças sistêmicas.
Deve ser solicitado exame para brucelose e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

BOLSA ESCROTAL
Deve ser esparsamente recoberta de pêlos, apresentar espessura uniforme, ser relativamente fina e macia ao toque e apresentar-se móvel em relação ao testículo. O animal não deve apresentar dor à palpação

TESTÍCULOS
O criptorquidismo é uma doença hereditária autossômica ligada os sexo. Cães criptorquidas ou com testículos ectópicos devem ser retirados da reprodução. Em cães 70% dos casos ocorre no lado direito.
A dor à palpação sugere orquite aguda ou torção, especialmente se o testículo estiver aumentado de volume. Além disso, deve ter consistência firme (semelhante à de bíceps semiflexionado) e não ser duro à palpação. Uma consistência macia ou pastosa sugere degeneração testicular, enquanto uma consistência endurecida sugere neoplasia ou orquite.
Orquite é uma inflamação no testículo. Processos infecciosos, especialmente os agudos, levam a uma elevação da temperatura e a morte das células germinativas. Inicialmente haverá apenas morte dos espermatozóides já formados mas se o problema não for resolvido muito rapidamente as células produtoras de espermatozóides começam a sofrer alterações e o animal ficará infértil. Outros processos que também ocasionam inflamação na região testicular, como esfoliação da bolsa escrotal por exemplo, também pode levar a infertilidade.
A degeneração testicular é uma causa muito frequente de infertilidade em cães (cerca de 80% dos casos). A patologia consiste na destruição do tecido testicular, especialmente as células dos túbulos seminíferos.
As causas são bastante variadas e incluem: criptorquidismo (testículo localizado fora da bolsa escrotal), orquites infecciosas e/ou traumáticas, lesões vasculares, obstruções dos túbulos seminíferos e problemas hormonais Tumores testiculares são comuns em cães apesar de raros em outras espécies domésticas.

EPIDIDIMO E CORDÃO ESPERMÁTICO
O epidídimo é fixado dorsolateralmente à superfície do testículo, com a cabeça e a cauda localizadas nos pólos cranial e caudal respectivamente. O epidídimo e o cordão espermático devem ser palpados para observar prováveis áreas de espessamento ou aumento de volume.

PÊNIS E PREPÚCIO
Devemos nos preocupar com descargas purulentas, sangue ou urina. O pênis deve ser facilmente removido do prepúcio e completamente exposto. O prepúcio deve ser tracionado caudalmente e o bulbo da glande exposto. Quando há falha na exposição do pênis, devemos suspeitar de estreitamento do óstio prepúcial (fimose) ou aderência entre o pênis e prepúcio.
Depois de exposto, o pênis deve ser totalmente avaliado para a presença de inflamações, hematomas, trauma, fraturas, corpos estranhos ou massas tumorais. A mucosa peniana deve ser rósea clara, fina e indolor ao toque. O pênis deve ser palpado para tamanho e conformação.

PRÓSTATA
A glândula prostática é a única glândula acessória em cães. A presença de tamanho e consistência anormais, assimetria entre lobos ou dor à palpação suporta a presença de disfunção prostática e indica a necessidade de um diagnóstico complementar para a avaliação da glândula.
Dentre as espécies domésticas os cães são os que mais apresentam neoplasias prostáticas. O tumor de próstata mais comumente observado é o adenocarcinoma prostático. É um tumor maligno, metastático e bastante invasivo. Metástases podem ser observadas em vértebras e pulmões. É uma doença grave e muito debilitante. Entre os sintomas mais comuns tem-se: emagrecimento, hematúria (sangue na urina), dificuldade para urinar e defecar, dor abdominal. O exame ultrassonográfico irá indicar um aumento de volume da glândula e contorno irregular. A biópsia e exame histopatológicos são essenciais para confirmação do diagnóstico.

AVALIAÇÃO DO SEMEN
A análise do sêmen deve ser incluída na avaliação andrológica para detectar possíveis problemas de infertilidade ou sub-fertilidade, além de fazer parte da rotina pré-cobertura ou inseminação em cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário