.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 26 de julho de 2015

RAÇAS DE CÃES SEM PÊLOS

Apesar de serem ainda considerados exóticos e desconhecidos da grande maioria, raças de cães desprovidas de pêlos já existem a centenas de anos.

A origem destas raças ainda é um pouco controversa. Alguns pesquisadores acreditam que todas tenham tido um ancestral comum africano que teria sido levado para a Ásia e para as Américas no período das navegações.

Pesquisando sobre este tipo de cães, encontrei outras 5 raças distintas:


1- Chinese Crested Dog (Cão de Crista Chinês)

O Chinese, também chamado no Brasil de Cristado Chinês, é um cão de pequeno porte que apresenta duas variedades:
-  hairless (com poucos pêlos)
-  powder puff (com pelagem farta e longa e presença de subpelo)
Devido ao seu temperamento calmo, alegre e muito carinhoso a raça vem ganhando espaço como cães de companhia pois se adaptam bem a apartamentos. Os chineses são um pouco medrosos e muito ligados aos donos e a familia e não gostam de ficar sozinhos não sendo a melhor escolha para pessoas que não desejam ter mais de um animal e que passam o dia todo fora de casa.






2 - Xoloitzcuintle (Pelado Mexicano) 



É uma raça relatvamente comum mo Méxicoe talvez a mais conhecida das raças sem pêlos, sendo difundida por diversos países. De origem bastante antiga, é sabido que povos indígenas apreciavam a sua carne, apesar de os mesmos serem considerados sagrados e representantes do Deus Asteca Xolotl (de quem herdou o nome original) - aquele que tinha a missão de guiar as almas dos mortos.
Fisicamente possui duas variedades: standard e miniatura




3- American Hairless Terrier (Terrier Pelado Americano)



Semelhante ao observados nos cristados chineses, a raça apresenta duas versões. uma variação pelada (hairless) e uma variação com pêlos.
A raça foi reconhecida pela AKC (American  Kennel Club)  apenas em 2011 e ainda não é reconhecida pela FCI (Federacion Cynologique Internacionale).
É um cão de porte pequeno a médio, musculoso e ativo  que originalmente eram utilizados para caçar ratos. Contudo, a falta de pêlos na variedade hairless reduz a aptidão de caça destes cães mas sua força, inteligência e instinto caçador o tornam excelentes para prática de esportes como por exemplo o agility.
É uma raça inteligen, hiperativa, alerta e curiosa. Todas as combinações de cores são aceitas.



4. Chinese Chongquing Dog (Cão Pelado de Chongqing)

O cão de Chongqing, também conhecido como bulldogue chinês ou hairless chinese bulldogue é uma raça muito antiga com relatos de sua existência desde a dinastia Han (206 a.C - 220 d.C). Apresenta musculatura muito desenvolvida, ausência de pelos e pele escura. Apesar de muito antiga a raça é muito pouco conhecida. 
O temperamento é muito diferente do chinese crested (cristado chinês). O Chongqing necessita de pulso e de liderança, não tolera pessoas estranhas e não tem muita paciência com crianças. É um excelente guardião da casa, fiel  com os membros da família, instintivo, alerta porém agressivo com estranhos. Não é um cão de companhia



5. Peruvian Hairless Dog  (Cão Peklado Peruano ou Cão Pelado dos Incas)

Há mais de 4000 anos que o cão "Pelado Peruano" vive no Peru. Ficou  conhecido a Europa como "Inca Orcluid Dog Moon Flower, denominação antiga que está em desuso.
Este cão cumpria um importante papel dentro dos costumos e mitos dos incas, tendo sido inclusive utilizado para fins medicinais. Basta um leve contato com ele e tem-se a sensação de se estar tocando
uma bolsa de água quente e esta característica os fez protagonista de muitas histórias , curas milagrosas e estranhos poderees, nos relatos de culturas pré-incas tais como Mochica, Chancay, Chind e Vicus.
Fisicamente, apesar de ser uma raça pelada, apresenta vestígios de pelo nas exrtremidades de seu corpo.
A raça apresenta 3  variedades de tamanho, cada um com sua padronagem:
- pequeno - 25 a 40 cm  / 4 a 8 kg
- médio -  - 40 a 50 cm  / 8 a 12 kg
- grande  -  50 -65 cm / 12 a 25 kg
São cães esguios, inteligentes e muito carinhosos com os membros da família, sendo considerados como excelentes cães de companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário