.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 3 de julho de 2011

FENDA PALATINA

Os defeitos congênitos no palato de pequeno de animais são pouco comuns sendo observados com maior frequência em cães do que em gatos., especialmente nas raças braquicefálicas (ex. bulldogs, dogue de bordeaus, boxer, etc)

cadela da raça bulldog inglês com fenda lábial
(fonte - HETTE & RAHAL, 2004 - Rev.Clin.Vet 50)

Estas má-formações podem acometer o palato primario, o palato secundário ou ambos.  As fendas palatinas primárias são aquelas localizadas cranialment ao forame incisivo e envolvem o lábio, enquanto as fendas secundárias ocorrrem caudalmente ao forame incisivo. As fendas do palato primário incluem o lábio fendido (lábio leporino = queilosquise), processo alveolar fendido (alveolosquise) ou ambos (alveoqueilosquise).

neonato com fenda completa de palato secundário na linha média
(foto: Dra. M. Baptista)

A fenda do tipo secundária apresenta-se como um defeito da fusão longitudinal de diferentes comprimentos e pode afetar o osso e a mucosa da linha média no palato mole.

Entre as possíveis causas teremos :
- fatores hereditários
- deficiências nutricionais
- excesso de vitamina A e D
- alguns medicamentos
- terapias com corticósteróides
- plantas tóxicas teratogênicas
- fatores emocionais , estresse
- toxoplasmose (Toxoplasma gondii)

Alguns estudos indicam que a suplementação com ácido fólico durante a gravidez reduz em 76% a incidência de fendas no palato.

Os sintomas do problema são observados logo após o nascimento. O filhote tem dificuldade de mamar e torna-se mais fraco e magro que os demais. Observa-se com frequencia a saída de leite pelas narinas devido a aspiração durante o ato de mamar.
O diagnóstico é simples e feito pela simples inspeção da cavidade oral.

Tratamento
O tratamento é cirúrgico e só pode ser reallizado após o filhote completar dois meses de idade.
Para evitar a aspiração e pneumonias o filhote deverá se alimentado por sonda até a realização da cirurgia. Os casos mais graves são difíceis de serem tratados e com frequência o animal acaba indo a óbito por falta de nutrientes ou devido a pneumonia por aspiração.
As fendas labiais são mais simples e fáceis de serem corrigidas. As fendas de palato secundário são sempre muito graves e a intervenção cirúrgica mais complicada.

13 comentários:

  1. Drª, temos aqui uma filhotinha de apenas 1 mês da raça Border Collie que nasceu com o palato aberto e temos cuidado dela com muito amor e carinho, alimentando-a na mamadeira com o leite big boss de 3 em 3h com a quantidade de 25ml por vez, além de 3 gotinhas de vitagold por dia. Estamos muito preocupados com o futuro dela e gostariamos de saber a sua opinião no caso. É possivel uma recuperação gradativa, ou seja, que o palato se feche naturalmente? E quais as consequencias de tal anomalia? Grata Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Tive um cãozinho assim por oito anos!!! Infelizmente faleceu semana passada com linfoma.Olha eu não fiz a cirurgia,pois é muito arriscada...Vou te dar uma dica:arrume uma caixa ou um banquinho,para colocar a agua e ração que ele possa alcançar,assim faça com que ele não engasgue com facilidade.o meu tinha um caixote de feira.Seu cãozinho é muito inteligente,vai se ligar rapidinho,de que ali no caixotinho fica mais facil beber e comer!!!A fenda palatina não se fechou,mas tinha todo cuidado com o frio,por causa da pneumonia.Do restante,deixe que ele tenha uma vida normal,vai com certeza se adaptar com muita facilidade!!! O meu era um Bebe...saudades...Boa sorte Flávia!!!! Eles são vencedores!!!

      Excluir
    2. Ele conseguiu comer ração sozinho? Como?

      Excluir
  2. Olá Flavia.
    Infelizmente a fenda palatina precisa ser corrigida cirurgicamente. Com 2 meses ela já será capaz de ser submetida a cirurgia. O ideal é que faça um acompanhamento rigoroso com o seu vet. Vc deve ficar alerta para evitar pneumonia por aspiração e para evitar que ela emagreça e fique fraca.
    Este filhote vai precisar de muita atenção e carinho por um bom tempo ainda. O prognóstico é reservado.
    VC é do RJ? Poderia me passar um email de contato?

    ResponderExcluir
  3. Olá Drª nasceu hoje aqui em minha casa um filhote da raça basset tekel com essa anomalia, gostaria de saber se apenas a alimentação pela mamadeira é suficiente ate os 2 meses? e como devo fazer? em relação a cirurgia vc sabe em media o custo? grato Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme
      Dependendo da extensão da fenda a mamadeira não será viavel pois o leite ira cair no pulmão. Se tiver fenda completa terá que ser alimentado com sonda. Aconselho que peça orientação ao seu veterinario.

      Excluir
    2. Me passe seu e-mail para que eu possa enviar fotos ? A fenda n é completa, e sim parcial.

      Excluir
    3. Vc pode mandar para o email que consta no site
      canilavalonland@yahoo.com.br

      A fenda é labial ou no palato ? Vc é de onde ?

      Excluir
    4. Tenho uma shih tzu com lábio leporino e por um descuido meu cachorro que também é shih tzu cruzaram ela está grávida os filhotes pode nascer todos como ela ? Estou desesperado

      Excluir
  4. Boa Noite. Acabou de nascer um filhote na ninhada de shihtzu com um vira lata com a fenda. Nao sei como proceder com ele. Nao consigo ver ele se alimentando... por favor me ajude
    Meu email rafaelaespindola76@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde tenho um filhote com a fenda estou alimentando com Sonda.Na minha cidade eu não tem nenhuma ONG que faça esse tipo de cirurgia. Vou deixar meu e-mail para contato ertinedeluna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, encontrei uma shiatsu na rua, ela tem uma anomalia fenda labial não estou conseguindo alimentá-la por favor mim ajude. jackelynegobbi@gmail

    ResponderExcluir