.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DIREITO DOS ANIMAIS



Muito se discute sobre bem estar animal mas o que realmente é feito pra concretizar isso?

Quem foi que disse a humanização dos animais de companhia são sinônimo de bem estar e alegria para os mesmos? Quem é que realmente se beneficia - o animal ou seu proprietário?
O mercado pet vem crescendo exponencialmente mas devemos nunca esquecer de que aquilo que nos faz bem nem sempre é o melhor para nosso animal!

De tempos em tempos pessoas vão a rua gritar contra a experimentação em animais. Não estou aqui para defender ou condenar ninguém e nem tampouco fazer apologias coisa alguma. Contudo, se hoje temos os recursos médicos e os conhecimentos científicos que temos muito se deve a vida de milhares de animais. Os medicamentos antes de serem liberados para consumo humano são testados e retestados em animais, ainda que os organismos sejam diferentes e nem sempre o que funcione para um animal funciona para um humano e vice versa. Até que ponto o sacrifício de uma vida vale para que centenas de outras sejam salvas?

A sociedade grita revoltada quando alguem diz que um cão morreu após ter sido utilizado em um experimento científico. As pessoas se mobilizam quando a imprensa relata que a bela arara azul ou o simpático mico leão dourado pode entrar em extinção.
Fica aqui então o meu questionamento:
Por que ninguém fala nada quando quilometros de mata são devastados em nome do "progresso" e centenas de espécies animais perdem seu espaço? Por que ninguém lembra que sapos, morcegos, cobras e vários insetos tem papel crucial para manutenção de um ecossistema e que ajudam no controle de várias pragas? Tudo bem que um morcego coma centenas de mosquitos numa noite e que algumas espécies são essenciais para o reflorestamente e polinização mas raros serão aqueles que serão capazes de sair gritando "salvem os morcegos" na mídia!
Considero hipocrisia sair gritando que ama animais e quer protege-los mas ignorar todos aqueles cuja aparência não seja tão apelativa ou que por puro preconceito e desconhecimento são consideradas demoníacas.

Já vi pessoas abraçarem um cão e tratá-los como uma criança mas matarem uma corujas, morcegos e gatos pretos por acharem que são criaturas que carregam o "mal dentro de si". Para mim quem carrega o mal são os seres humanos e não os animais.

A não ser por uma esquizofrenia antropocêntrica, parece não fazer muito sentido acreditar ou defender que um punhado de células embrionárias tenha mais proteção jurídica que centenas de outras formas de vida abandonadas ao jugo humano em laborátórios e frigoríficos".

Reclama-se da forma como animais são criados para produção de carne, ovos, leite mas ninguém quer pagar os custos que seriam gerados para se melhorar de forma significativa a qualidade de vida destes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário