.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MACHOS: CRUZAR OU NÃO CRUZAR


Sobre cruzar ou não seu machinho. O Leandro Martins do Canil Montréal fez uma citação perfeita, vale a pena ler!

"Ontem recebi uma msg de um proprietário querendo acasalar seu Galguinho com uma de minhas fêmeas... Respondi da maneira que sei fazer, clara e prolixamente, explicando minha opinião sobre o assunto e tal… 

Transcrevo aqui, o "diálogo", que se tornou praticamente um monólogo, já que ele leu a minha resposta desde ontem ao meio-dia e calou-se completamente, rs rs rs... Enfim, dá trabalho, escrevi isso tudo do celular, enquanto estava na podóloga, rs rs... Mas vou fazendo a minha parte, como o tal Beija-flor apagando o incêndio da floresta… penso ser obrigação de todos nós, cinófilos, esclarecer e tentar conscientizar os leigos sobre estas questões, por mais cansativo e frustrante que possa ser...

Conversation started Tuesday

9/24, 12:01pm 
XXXXX XXXX:

Olá Leandro.;.. tenho um Galdo Macho e gostaria de reproduzir.. até pela necessidade própria dele , esta disponível a isto? Abraços

9/24, 12:46pm 
Leandro Martins Canil Montréal:

Olá, XXXXXX!

Em relação ao seu Galguinho, a minha opinião sincera, de primeira, é a de que ele não precisa ser acasalado, e sim, castrado... Explico:

Ao contrário do que muitos proprietários imaginam, acasalar um macho, ao invés de suprir suas necessidades, as aguça ainda mais... Na natureza, nas matilhas, apenas os machos Alfa acasalam, ficando os outros subjugados a este, e isso afeta, inclusive, em termos hormonais estes cães, fazendo com que seus instintos sejam abrandados e seu comportamento territorial e sexual tb, assim como ocorre com os castrados...

Os machos Alfa, por sua vez, acasalam com todas as fêmeas da matilha, ou seja, isto acontece de maneira rotineira, em todos os cios, e, como são várias fêmeas, são vários acasalamentos durante o ano...

Dito isto, fica mais fácil entender que, ao acasalar uma vez o seu cão de estimação, isto o afeta hormonal e comportamentalmente, elevando-o à posição de Alfa, incentivando as marcações de território (urinar em móveis e etc), e a busca por mais fêmeas para acasalar... Levando em conta a dificuldade que um simples proprietário terá em conseguir várias fêmeas para suprir as necessidades de seu cão, várias vezes ao ano, isso apenas levará o animal a níveis de ansiedade e estresse bem maiores do que se nunca houvesse acasalado...

Em relação a eu (ou qquer outro criador) ter interesse em acasalar minhas fêmeas com um cão de fora, isto só ocorre qdo este cão é um animal de genética superior, que possui características diferenciadas, ao ponto de deixarmos de utilizar nossos próprios padreadores (tenho 3 machos importados), para arcar, inclusive, com os custos do pagamento por este acasalamento... Como eu não consegui ver fotos do seu cão em seu perfil, e não sei de que canil e linhagens ele vem, não sei te dizer se seria o caso...

Se vc ainda, mesmo sabendo de tudo que mencionei, tiver interesse em acasalá-lo, me envie fotos e a cópia do pedigree dele, e voltamos a conversar, sem problemas!

Desculpe se te joguei um balde de água fria, mas eu me sinto na obrigação de explicar meus motivos, em vez de simplesmente responder q não tenho interesse. Se tiver qquer dúvida, ou apenas quiser bater um papo sobre a raça, conte comigo!

Gde abraço,

Leandro Martins

Seen 12:48pm"

Um comentário: