.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CONTRA CRIAÇÃO DE DEFORMIDADES


Acho que ando numa fase meio revoltada - rsrs
O problema é que por mais que eu diga que não vou me importar não consigo me sentir bem vendo a raça que tanto amo e admiro ser destruida por capricho ou ignorância.
É claro que o que venho a falar neste post vale atualmente para todas as raças mas o problema é mais gritante nas raças "populares" ou que "estão em moda".

Por favor não me entendam mal - eu não sou contra cães fora do padrão, cães com defeitos genéticos, ou cães sem raça definida! Acho que TODOS os cães (com ou sem raça) merecem ser igualmente amados e respeitados porém acho que APENAS cães puros,  com regitro de pedigree, com boa genética e saudáveIS devem reproduzir.

Venho novamente afirmar - um cão não precisa acasalar para ser feliz!!!! Esta coisa de fazer sexo por prazer é algo que acontece na espécie humana apenas - os cães reproduzem por instinto e não por prazer!!! Por que as pessoas insistem em achar que cães são iguais a pessoas ? ( cães são melhores que a maioria das pessoas que eu conheço -rsrs)
Semana passada publiquei o texto escrito por um criador do Canil Montreal  onde ele explica seu ponto de vista de maneira simples e direta e eu concordo plenamente com tudo que foi escrito.

Tem dias que sinto vontade de não mais frequentar redes sociais e comunidades dada a quantidade de aberrações que vejo as pessoas enaltecendo como se fossem cães de raça pura- quando é ululante que não o são - por que as pessoas não podem simplesmente assumir que tem e amam um cão mestiço ? Existe algo de vergonhoso em se amar um mestiço? Mestiços também tem seu valor e podem ser excelentes companheiros mas continuarão sendo mestiços!!!
O pior é que estas mesmas pessoas te agridem quando você tenta explicar que determinados problemas genéticos são transmissíveis para os filhotes, e a despeito de tudo isso acasala de forma inconsequente e irresponsável como se fosse algo totalmente normal. Acho que não preciso citar nomes pois aprendi que com gente maluca e/ou acéfala  não se deve discutir, mas fica aqui o recado e a minha indignação.

Reprodução é coisa séria - não é uma brincadeira!
Canis sérios tem um custo alto pois gastam com medicamentos, vacinas, acompanhamento veterinário, boa alimentação, higiene etc. Quem vende cães a baixo custo provavelmente é porque não considera importante o cuidado com seus animais!!




Um comentário:

  1. Excelente texto!!! Concordo plenamente!!!
    Estou vivenciando um problema dentro deste tema e deixo aqui meu comentário para enfatizar a veracidade dessa postagem.
    Eu e meu marido resolvemos nos dedicar a criação de Beagles pois somos apaixonados pela raça. Há algum tempo, adquirimos um macho e depois uma fêmea tricolores numa empresa em Recife-PE.
    Não fomos bem orientados e a empresa não nos informou que os animais eram consanguíneos. Sem saber disso, permitimos a cruza.

    A fêmea teve acompanhamento durante toda gestação, inclusive realizou 2 ultrassonografias, porém não conseguiu parir sozinha e investimos num parto cesáreo. Nasceram 6 filhotes. Um nasceu com mal formações e morreu logo ao nascer, outra faleceu com 15 dias e o filhote que escolhemos para ficar conosco faleceu após 2 meses, vítima de uma leucemia não responsiva a medicação.
    Não tendo interesse financeiro, os outros filhotes foram doados a amigos nossos e agora passam por acompanhamento médico constante.
    Infelizmente, aprendemos da pior maneira, pelo sofrimento. Perdemos tempo, dinheiro e estamos sofrendo com o sofrimento dos filhotes.
    Reprodução é coisa séria SIM!!!
    Gostaria que todo criador tivesse essa consciência.

    ResponderExcluir