.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TOXOPLASMOSE

GATOS : VÍTIMAS OU VILÕES ?

A Toxoplasmose é  uma zoonose causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii.  O gato ao contrário do que é divulgado erroneamente pela mídia é apenas mais uma vítima.

Não ter contato com gatos não impede a mulher de  contrair a doença durante a gravidez, logo se você tem gatos e engravidou não o descarte por causa disso!

O ciclo da doença é bastante complexo e envolve dois hospedeiros sendo as formas de transmissão bastante variadas.

O gato, se estiver infectado, irá eliminar oocistos nas fezes. Ao ingerir estas fezes outros animais poderão se contaminar. Deste modo, cabras, vacas, ovelhas, coelhos, etc poderão se infectar ao ingerir pasto contaminados com oocistos.  Do mesmo modo, peixes também poderão ser contaminados, se as fezes deste gato cairem em um córrego ou lago. 
O protozoário na forma de oocisto é facilmente disperso pelo ambiente. Pombos e outras aves podem ajudar a disseminar a doença carreando estes oocistos. Uma galinha se tiver o hábito de ciscar em locais onde haja fezes deste gato (e presença de oocistos) também poderá se contaminar.

Os oocistos, quando ingeridos, irão originar taquizoítas (fase aguda da doença) que se transformarão em bradizoítas que formarão cistos na musculatura. 
Na fase aguda da doença (especialmente na primeira infecção), as vacas, cabras, etc são capazes de eliminar o protozoário (na forma de taquizoítas)  pelo leite e poderão, caso estejam gestantes, transmitir o Toxoplasma para o filhote por via transplacentária.

E o gato ? 
O gato irá se contaminar apenas se ingerir estes cistos que estão na musculatura do hospedeiro intermediário. Portanto, o gato precisará comer carne crua de outros animais para que possa completar o ciclo. Deste modo, gatos que vivem em apartamentos e somente comem ração dificilmente irão contrair a doença.

O ser humano, portanto, poderá se contaminar :
- ingerindo vegetais contaminados com oocistos
- comendo carne crua ou mal cozida
- bebendo leite contendo taquizoítas
- bebendo água contaminada com oocistos

E o cães ?
Cães podem se contaminar da mesma forma que as pessoas mas não são capazes de eliminar oocistos nas fezes.

Como evitar a doença ?
- Nunca fornecendo carne crua para o seu gato.
- Não ingerindo leite de vaca ou de cabra  não pasteurizado
- Não comendo peixe cru
- Não comendo carne de boi, frango, porco, ovelha, etc,  mal cozida ou crua.
- Lavando bem os vegetais e frutas antes de consumi-los
- Coletando as fezes de seu gato diariamente e não jogando-a em locais inadequados. Se possível, tratar as fezes do seu animal quimicamente, acrescentando um pouco de cal antes de jogá-las no lixo.
(O cal destroi os microorganismos e ovos de insetos que possam estar presentes nas fezes, evitando a disseminação de diversas patologias)

Acabar com os gatos não é a solução !

Acredita-se que apenas 1% da população felina esteja contaminada!
Infelizmente muitos profissionais da área de saúde ainda tem uma visão ultrapassada e equivocada da doença, e por isso passam para seus pacientes informações absurdas.

Informe-se !



Nenhum comentário:

Postar um comentário