.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 26 de agosto de 2012

NOVO TRATAMENTO PARA LEISHMANIOSE

Leishmania sp - fonte: internet 

Segundo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, um fármaco empregado na clínica veterinária para tratamento de algumas parasitoses mostrou-se também eficaz no tratamento da leishmaniose em animais.A eficácia mostrou-se semelhante a do fármaco atualmente utilizado contudo a dosagem necessária é muito menor.

O  estudo faz parte do projeto "Combinações terapêuticas na leishmaniose visceral: o potencial anti-FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo). O trabalho inovador utiliza uma combinação de buporvaquona e lipossomas e já foi testada com sucesso in vitro e em animais de laboratório. O próximo passo é a realização de estudos para determinar a melhor via de administração, dosagens e tempo de administração.

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero  Leishmania sp é transmitida por mosquitos flebotomídeos. Por ser transmitada tanto para animais como para seres humanos é considerada uma zoonose.

Pela legislação atual na maioria dos estado brasileiros, a leishmaniose visceral canina é uma doença de notificação obrigatória e todos os animais portadores são sacrificados, sem direito a tratamento. Com o estudo de novas formas de tratamento tem-se uma nova chance de modificarmos esta legislação e deste modo permitir que animais de companhia sejam tratados ou invés de mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário