.
sábado, 21 de agosto de 2010
MORTE DE ANIMAIS APÓS VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA EM SÃO PAULO
"Dez animais – seis gatos e quatro cães – morreram devido a reações adversas causadas pela vacina antirrábica aplicada desde o início do mês no estado de São Paulo. Na capital, onde foram vacinados 121.691 animais, 567 apresentaram reações entre os dias 16 e 17. Em Guarulhos, a segunda cidade onde mais animais passaram mal, 40 de 42.860 tiveram reações. Entre os problemas notificados, 38% foram considerados graves. Houve animais que pararam de comer, tiveram dificuldades respiratórias, convulsões e até hemorragia.
O número de casos, muito superior aos anos anteriores, levaram a secretaria estadual de saúde de São Paulo a suspender a vacinação em todo o estado. Segundo a secretaria municipal de saúde da cidade de São Paulo, foi a primeira vez que animais morreram por causa da vacinação. Desde a década de 1980, não há registros de casos de raiva em todo o estado.
Os animais mais atingidos foram os com peso abaixo de 6,5 quilos, principalmente gatos. Na capital, entre os dias 16 e 17, 85,3% das reações foram registradas em gatos. “Gatos e cadelas em gestação, animais mais jovens que três meses de idade e animais doentes não podem ser vacinados”, afirma Paulo Eduardo Brandão, 37 anos, professor do departamento de medicina veterinária preventiva e saúde animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Segundo Brandão, é normal que alguns animais apresentem reações adversas à vacina. Mas a própria secretária estadual admitiu que o número é bem maior que nos últimos anos. Este ano, pela primeira vez, a vacina passou a ser feita com o cultivo de células in vitro - até 2009, era feita utilizando camundongos, mas ainda não há informações sobre a causa das reações. O Instituto Pasteur, órgão da secretaria de saúde estadual, está investigando os óbitos e os casos. A responsabilidade pela compra e distribuição da vacina para os estados é do Ministério da Saúde."
(FONTE – REVISTA VEJA)
A Raiva é uma doença grave e letal que pode atingir qualquer mamífero ! A vacinação de animais de companhia (cães e gatos) é obrigatória para controle do vírus em todo o mundo.
Não consigo entender como pode ocorrer este tipo de negligência – acho o fato extremamente revoltante. A reação vacinal é um fato que pode ocorrer , com qualquer vacina mas a morte de tantos animais é no miínimo suspeita. Na cidade de São Paulo, após campanha de vacinação onde 121 mil animais foram vacinados, 567 apresentaram reações.
Fica aqui o apoio, da família Avalon Land àqueles que perderam seus animais. Sei que nada poderá trazê-los de volta e sei que a dor de que realmente animais é muito grande, mas acho que não devemos esquecer e que o Ministério da Saúde terá que dar algum tipo de explicação para o ocorrido.
Marcadores:
noticias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vamos aguardar o estudo sobre a vacina em si. Mas confesso que não acho suspeito não. Já participei de campanhas e acontecem algumas atrocidades. Gatos ensacados esperando 30, 40 minutos pra serem vacinados sob som de latido o tempo todo. Animais sem qualquer controle de parasitoses, prenhes, previamente doentes, desnutridos e vacinados por pessoas que sequer sabem segurar uma seringa. Boa parte da população mais desinformada entende a vacinação como um check up clínico e levam os animais em qualquer estado.
ResponderExcluirDe fato vacinar sem nenhum critério acaba sendo perigoso. É bom reparar que ainda assim a doença se mantém sob certo controle.
Suspender a vacinação seria jogar o país nas mesmas condições de países como Angola, Vietnam e Camboja; onde a doença mata pessoas e animais em números assustadores.