.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 5 de dezembro de 2010

DICAS PARA O VERÃO DOS CANINOS


Com a chegada do verão a temperatura aumenta muito e o sol incide com mais intensidade. Assim como as pessoas os cães tambem precisam de alguns cuidados especiais

Cães não possuem glândulas produtoras de suor como as pessoas e utilizam outros artificios para manter a sua temperatura corpórea. As trocas de calor são feitas principalmente pela boca,  almofadas das patas (coxins)  e barriga. Cães ofegantes e com a lingua para fora podem indicar que estão com muito calor.

Segue uma lista de dicas importantes para seu cão ser mais feliz neste verão!
- Mantenha sempre água fresca e limpa a disposição de seu animal. Se possivel troque a água do pote mais de uma vez por dia
- Certifique-se que antes de sair de casa que seu animal possui um lugar com sombra onde possa ficar até o seu retorno.
-Nunca use sapatinhos quando for passear - eles impedem a troca de calor e seu animal pode entrar em hipertermia
- Deixe os passeios para as horas mais frescas do dia - prefira o incio da manhã ou o final da tarde.
- Animais que gostam de ficar muitas horas no sol devem usar filtro solar para evitar queimaduras.
Cães de pele muito clara (despigmentados) podem fazer queimaduras graves. Existem várias marcas de filtro solar específicos para cães e gatos.
- com o calor aumenta o numero de mosquitos e de ectoparasitas. Não deixe de usar produtos preventivos para mosquistos, pulgas e carrapatos.
-Cães brqauicefálicos (de focinho muito curto como por ex. bulldog e boxer) sofre mais com o calor. Eles tem mais dificuldade de manter a temperatura corporal e podem morrer se deixados em locais muito quente.
- Cuidado com ar-condicionados! No verão eles são bem agradáveis mas pode provocar tosse e problemas respiratórios em cães mantidos por longos periodos em locai fechados (com baixa renovação do ar) e temperaturas muito baixas.

Prevenir é sempre a melhor opção !

Nenhum comentário:

Postar um comentário