.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 18 de dezembro de 2010

MEUS FILHOTES NASCERAM, QUAL O PROXIMO PASSO ?

Bem, se a gestação correu tudo bem e os filhotes nasceram saudáveis, uma parte dos seus problemas já esta resolvido.

Agora eu diria que tem mais duas etapas: amamentação e desmame.
Ambas tem um lado bom e tem um  lado trabalhoso. Vou tentar neste post resumir os principais cuidados que devemos ter em cada etapa e quais os problemas mais comuns.

AMAMENTAÇÃO
Esta etapa normalmente exige muito mais da cadela do que de você. Contudo raças diferentes precisam de cuidados específicos.
Raças grandes e pesadas, tais como Rotweiller, São Bernardo, Dogue de Bordeaux, etc., normalmente é necessário fazer mamadas assistidas. Como as cadelas são muito pesadas elas podem machucar os filhotes quando se viram e não  conveniente que nos primeiros dias, ela fique com os filhotes o tempo todo.
Contudo filhotes muito novinhos precisam se alimentar a intervalos de no maximo 2 horas, Caberá a você colocá-los para mamar, esperar que a cadela  os limpe e retirá-los.
Cães braquiocefálicos podem aspirar o leite ao mamar. Voce deve ficar antento. Se perceber que o filhote esta "engasgando" ou que esta com corrimento pelo nariz procure rapidamente um veterinario.

Nos primeiros dias de vida, os filhotes tem grande dificuldade de manter a temperatura corporal constante. è preciso ter muito cuidado com ambientes muito frios ou muito quentes pois isso pode levar a morte do filhote.

O colostro é um leite diferenciado, rico em anticorpos que é produzido pela mãe nos primeiros dias após o parto. É imprescindível que os filhotes mamem este leite em no maximo 24 horas após o nascimento. Se passar deste tempo e o filhote ainda não tiver conseguido mamar procure um veterinário com urgência!

Filhotes recem nascidos precisam de estimulo para defecar e para urinar. A mãe estimula os filhotes lambendo-os na região da barriga. Se a cadela não fizer isso, você deverá fazê-lo utilizando uma gase ou algodão umedecido com água morna.

Nesta primeira fase o crescimento é rápido e os filhotes devem ganhar peso diariamente, Pese os bebês, principalmente na primeira semana, todos os dias, e verifique se estão ganhando peso de forma adequada.
Se perceber que não estão engordando e nem crescendo deve-se verificar qual é o motivo. As causas mais comuns são:
- a cadela não está produzindo leite suficiente.
- ninhadas muito grandes as vezes, alguns filhotes menores tem maior dificuldade de alcançar a teta.
- má formações genéticas, que dificultem os filhote a mamar (ex. fenda palatina, lábio leporino).
Se nenhuma das 3 alternativas acima for verdadeira consulte um veterinário.

Se o leite não for suficiente ou a cadela tiver algum problema que a impeça de amamentar, não se desespere. Criar filhotes com mamadeira é trabalhoso mas possível.  Existem no mercado alguns leites industiralizados específicos para cães e gatos. Éu já utilizei e recomendo o Pet Milk (laboratório Vetnil) - é facil de preparar e tem um sabor que os filhotes aceitam facilmente.



Uma outra alternativa é uma receita caseira. Não é tão pratica mas também funciona.
Ingredientes:
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 ovo
01 litro de leite de vaca integral
Misture tudo em um liquidificador sirva morno.
Manter a mistura na geladeira para não estragar e consumir em no máximo 2 dias.
Você deve fornecer pequenas porções a a cada 2 horas usando uma chuquinha ou mamadeira ou seringa (de acordo com o porte do cachorro). Existem, alguns pet shops mamadeiras para cães mas se não tiver como comprar uma, as fabircadas para crianças podem ser usadas sem o menor problema.
Após os 15 dias de idade os intervalos podem ser um pouco maiores.

Filhotes tem um metabolismo muito acelerado, logo tudo é muito rápido, ou seja eles adoecem rápido e se recuperam rápido se tratados adequadamente. Portanto a atenção constante é muito importante nesta fase da vida.

Não devemos esquecer da mãe. A produção de leite exige muito do seu organismo. Cadelas lactantes precisam de uma alimentação balanceada e de alto valor energético. Quanto maior o número de filhotes maior será a necessidade de energia da cadela. Peça ao seu veterinário que elabore junto com você um programa alimentar específico para esta fase.


DESMAME
Esta uma fase delicada. Alguns filhotes aprendem rapidamente a comer ração outros apresentam mais dificuldade. A transição entre o leite e a ração deve ser gradativa. O estomago deve se acostumar a digerir alimentos mais sólidos e com composição muito diferente do leite. Alguns filhotes podem apresentar diarréia no início. Esta diarréia deve ser contudo passsageira e leve, quadros graves devem ser levados para avaliação veterinária.

Quando os dentinhos surgem, normalmente a mãe costuma ficar incomodada, pois eles machucam ela ao mamarem, e aos poucos vai se afastando dos filhotes.

Existem papinhas para desmame especificas para cães que contem os nutrientes balanceados para esta fase. Uma ração de filhotes misturada com um pouco de leite morno ou água morna também pode ser uma opção.  Entretanto, alimentos úmidos estragam muito rapidamente e devem ser consumidos imediatamente após o preparo. As sobras devem ser descartadas.

ALGUNS CONSELHOS IMPORTANTES
- consulte sempre o seu veterinário sempre que perceber que alguma coisa está errada com a mãe ou com algum dos filhotes
- prefira rações premium e superpremium tanto para a mãe quanto para os filhotes
- aos 45 dias de vida leve seus filhnotes a um veterinário para primeira dose de vacina
- aos 30 dias vermifugue a mãe e os filhotes.
- se você não tem tempo e nem paciencia para cuidar de bebês, desista de ter filhotes em casa, procure um profissional! Filhotes são apaixonantes mas dão um bocado de trabalho e de despesas extras. Pense muito antes de deixar sua cadelinha cruzar.

e para terminar  divirta-se com os novos bebês, por que eles crescem muito rápido e quando a gente menos espera já chegou a hora deles irem para seu novo lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário