.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 19 de março de 2011

COCCIDIOSES

As coccidioses incluem uma série de doenças parasitárias causadas por protozoários do grupo dos esporozoários.

A gravidade irá depender do estado nutricional e clinico do animal. Animais adultos e sadios apresentam em geral um quadro de diarreia durante o periodo agudo da doença e tornam posteriormente portadores assintomáticos. Em filhotes e animais imunossuprimidos a infecção pode ser fatal se não tratada rapidamente e de forma adequada.

Dentre os coccidios merecem destaque os gêneros: Isospora, Eimeiria, Cryptosporidium e Sarcocystis
Os esporozoários intestinais apresetam seu ciclo de vida divido em tres fases distintas: uma fase de reprodução assexuada (fase esquizogônica), uma fase de reprodução assexuada (fase gametogônica) e uma fase de formação de esporos (esporocistos) que ocorre no meio ambiente após eliminação dos oocistos no amibiente (fase esporogônica). As fases esporogônica e gametogõnica ocorrem dentro do organismo do hospedeiro.

A contaminação ocorre pela ingestão de oocistos esporulados que são eliminados nas fezes do hospedeiro definitivo e pela ingestão de carne contendo cistos maduros. Apesar de todos serem conhecidos popularmente como coccidios e todos apresentarem caracteristicas comuns algumas particularidades no ciclo de vida pode ser observada em cada um dos generos supra-citados.

A medicação utilizada no tratamento são drogas coccidiostáticas que atuam apenas nas formas não encistadas durante a fase aguda da doença. Entretanto, estas drogas apenas reduzem a infecção e uma vez infectado o hospedeiro sera portador do parasito pelo resto da vida.

Como evitar:
Ao passear com seu animal não permitir que este ingira fezes ou alimentos na rua
Não fornecer carne mal cozida ou crua para o seu animal.

As coccidioses são especialmente preocupantes nas criações de aves e bovinos pois a carne de animais contaminados torna-se imprópria ao consumo e quadros agudos podem ser letais para aves.
É uma patologia considerada uma zoonose pois acomete animais e humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário