.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 10 de março de 2011

CRIPTOCOCOSE


A criptococose é uma patologia causada por um fungo,o Cryptococcus neoformans. A doença atinge animais domésticos, mamíferos silvestres, aves e seres humanos. É também conhecida como doença do pombo, devido a alta taxa de contaminação desta espécie, principalmente em meio urbano.

Apesar de ser encontrado com freqüência nas fezes de pombos existem muitas outras formas de contaminação. Segundo pesquisas realizadas em vários países, incluindo o Brasil, o fungo já foi observado em plantas (ex. eucalipto), fezes de diferentes espécies de aves, fezes de morcegos, como contaminante do leite de vacas com mastites micóticas e até em uma colméia de vespas. Em humanos tem maior prevalência em adultos imunossuprimidos, que apresentem baixe imunidade celular.

A infecção ocorre após inalação do fungo que atinge facilmente a corrente sanguinea e se dissemina para diferentes órgãos.

Em cães pode se atinger desde filhotes até animais idosos. Existem 4 formas de manifestação da doença (4 sindromes), com sintomas bastantes distintos o que, por muitas vezes, dificulta o diagnóstico precoce.

A forma mais frequente da doença em cães manifesta-se por sintomas neurológicos. O fungo atinge o sistema nervoso central causando uma meningoencefalite granulomatosa. Dentre os sinais podemos ter: dificuldades de locomoção, convulsões. paralisia de membros, cegueira, surdez, etc.

O segundo tipo causa problemas oculares como corrimento ocular, sinais de inflamação, uveite anterior, descolamento de retina e cegueira.

A síndrome respiratória é a mais observada em gatos mas ocorre também com frequência em cães. Os sinais são corrimento nasal mucopurulento, espirros,  dificuldade de respirar (dispneia) e tosse. A formação de massas, semelhantes a tumores na região nasal conferiu a esta forma da doença a denominação de doença do "nariz de palhaço"



Problemas de pele são uma outra forma de manifestação da doença. O animal apresenta ferimentos ulcerados na face, pescoço, patas etc.  Lesões cutâneas são mais comuns em gatos do que em cães e podem ser confundidas com esporotricose.




O diagnóstico precoce é a única forma de evitar a morte do animal e a contaminação de outros animais e pessoas. A doença tem cura mas precisa ser tratada rapidamente corretamente. Consulte sempre um veterinário de sua confiança! 

Um comentário: