.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CRUZAR OU NÃO CRUZAR ?

Bruna of Avalon Land e filhotes
foto: M. Baptista

Constantemente sou procurada e indagada por pessoas que desejam cruzar suas cadelas pois sonham em ter bebezinhos em casa. Recentemente uma pessoa implorou para ajudá-la a achar um "marido" para sua cadela pois "sua cadela sonhava em ser mãe" e segundo ela "a pobrezinha sentia-se frustada por nunca ter namorado".

Helloooo!
Como assim frustada?
As vezes acho que vivo num universo paralelo - rsrs.
Tudo bem que os cães conseguem expressar seus sentimentos e suas vontades com gestos e um bom dono consegue identificar quando seu companheiro está com algum problema, mas daí a achar que consegue compreender os sonhos e frustrações de um cão ?

Cães são cães, devem ser amados e respeitados mas não devem ser confundidos com seres humanos!

Ter filhotinhos dentro de casa é uma delícia. Eles são engraçados, alegres e apaixonantes. Porém eles também latem, fazem xixi e cocô em qualquer lugar, choram, roem coisas, entornam a água e a comida e precisam de MUITA atenção e cuidados, além é claro de acompanhamento veterinário e uma alimentação de boa qualidade. Se ainda acha pouco, lembre-se que a mãe também  irá precisar de cuidados veterinários e acompanhamento gestacional, de suplementos vitamínicos específicos durante a gestação e amamentação, e de um local limpo e seguro onde possa parir e amamentar seus filhotes.
Apesar de dálmatas serem ótimas mães não se pode excluir a possibilidade dela não ter um parto normal e necessitar de uma cirurgia cesariana de emergência.

Ao contrário do que se imagina quem cria com responsabilidade não visa lucros, visa apenas cobrir seus custos com a criação.

Outro ponto que considero polêmico é a questão do pedigree.
Já perdi a conta de quantas pessoas me ligaram falando - "ela não tem pedigree mas é tão bonitinha" ou então "não tem pedigree mas tenho certeza que é pura"
Como assim tem certeza? Conhece os pais, os avós e bisavós?  Se souber menos q isso eu já não tenho como acreditar que seja verdade.
Há alguns anos atrás adotei um filhote de "labraweiller" (como era carinhosamente chamado pelo veterinários dele). Era um cão lindo, de pelagem amarela-dourada que passava facilmente por um labrador puro. Cheguei a ser questionada de por que não "tirava o pedigree" dele. Como assim tirar o pedigree de um mestiço ? Ele era filho de um labrador com uma cadela rottweiler!!!!!!!

Se o seu cão ou sua cadela não tem registro POR FAVOR CASTRE - NÃO PERMITA QUE ELE(A) CRUZE E TENHA FILHOTES!
Os abrigos estão repletos de cães sem raça definida abandonados precisando quem os ame, não contribua para que isso aumente.
A castração traz uma série de vantagens que já foram discutidas anteriormente neste blog.

REPRODUÇÃO É COISA SÉRIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário