.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PEDIGREES



O que é um pedigree? 

Para que serve? 


O pedigree é um documento extremamente importante. Neste documento além do nome do animal e do canil de origem constam as seguintes informações:
-nome do criador
-nome do proprietário do animal
-data de nascimento
-número de registro
-código do kennel club onde foi feito o registro,
-número do microchip (quando houver),
-nomes e títulos dos pais, avós e bisavós.


Na maioria dos países há um órgão (Kennel Club)  responsável que emite o documento. Estes órgãos são filiados ao FCI (Federação Cinológica Internacional) com sede na Bélgica. Esses clubes mantem os registros de nascimentos - semelhante a um cartório cm nossos registros de nascimento. Tais registros permitem a possibilidade de pesquisa do histórico familiar do cão.


Somente através deste documento é possível se saber com segurança quem são os parentes deste animal. É com base na sua árvore genealógica e nas características morfo-fisiológicas do animal que um criador sério irá decidir se um determinado animal deverá ser ou não usado para reprodução. Através da avaliação do grau de parentesco entre dois animais é que se determina a viabilidade da cruza de um determinado casal.
Nenhum canil sério, que ame verdadeiramente seus cães e a raça que cria venderá animais sem registro.

Alguns sites cadastram os registros destes cães e facilitam a pesquisa e consulta sobre os antepassados deste animal.


Quem quiser conferir clique aqui 



Confesso que gostaria muito descobrir de onde veio a lenda de que cachorro com pedigree é caro pois o registro é caríssimo. Ouvi estes dias de uma "dita criadora" (coitada não tinha ideia de com quem estava falando) de que só registrava quando o cliente pedia pois afinal o registro de cada filhote custava mais de 500 reais! Acho que o clube que ela está afiliada tem um valor diferenciado para ela - imagine uma ninhada de 10 filhotes ia custar só 5mil para registrar!!!!!! Ao meu ver este valor e o que ela deve pagar para comprar um pedigree falsificado pois não consigo encontrar outra explicação para tamanho absurdo.
O triste é pensar que muitas pessoas acreditam nesta historinha de conto de fadas e aceitam comprar cães sem registro para economizar.
Um "criador" que se propõe a divulgar tamanha mentira o que mais não deve fazer para ganhar dinheiro as custas dos pobres animais e as custas de pessoas de boa fé que não enxergam toda trama que existe por trás.
O que aumenta o preço de um filhote é a forma como ele é criado e não o seu registro.
Ao comprar animais "baratos" e sem registro você estará contribuindo para a destruição da raça e para o comércio irresponsável de animais. Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário