.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 6 de maio de 2014

FILHOTES ÓRFÃOS - PARTE I



Cuidar de cãezinhos recém nascidos pode parecer impossível mas não é. Entretanto, se você resolver efetuar tal tarefa terá que dispor de uma boa dose de paciência e dedicação quase total.

Alguns pontos merecem ser avaliados antes de se entrar em desespero:
1- os filhotes mamaram colostro?
2 - O que houve com a mãe dos filhotes?
3 - qual a idade dos bebês?
4 - qual o estado de saúde dos bebês?

Com base nas respostas das perguntas supra-citadas poderemos avaliar quais as chances de sobrevivência deste cãezinhos.

1)
O colostro é rico em anticorpos e deve ser ingerido nas primeiras 48 horas de vida. Fornecer colostro para filhotes com idade superior a 2 dias não tem sentido algum, pois após este período eles não tem mais a capacidade de absorver estes anticorpos.
Os anticorpos absorvidos no colostro ajudarão os filhotes a se manterem imunes a várias doenças durante cerca de 4 ou 5 semanas. A não ingestão do colostro reduz significativamente a chance de sobrevivência.

2)
O que ocorreu com a mãe? Houve óbito da cadela ou ela simplesmente rejeitou a cria?
Se houve óbito, qual a causa? Foi uma morte acidental ou decorrente de uma infecção?
No caso de morte não acidental é importante que a causa seja investigada por um veterinário para se avaliar se houve contaminação dos filhotes.

3)
Quanto mais jovens forem, maiores serão os cuidados necessários. O fato de se ter bebês muito jovens ou neonatos não é, entretanto, sinônimo de fracasso.  Com carinho e dedicação (e orientação de um veterinário) é possível se cuidar de recém-nascidos e ter filhotes fortes e saudáveis.

4)
Este talvez seja o ponto mais decisivo e um veterinário com experiência em pediatria é de grande importância.
Filhotes saudáveis, com bom peso, se tratados corretamente, irão crescer e se desenvolver normalmente.
Filhotes muito fracos, muito abaixo do peso, ou doentes necessitarão de cuidados especiais e de muito mais dedicação do proprietário, além é claro, de acompanhamento veterinário.
Filhotes muito fracos, inicialmente, não terão força para sugar o leite e podem precisar ser alimentados por meio de uma sonda oro-gástrica. Em alguns casos, fluidoterapia por via endovenosa ou intra-óssea deverá ser instituída (filhotes muito novos e neonatos não absorvem bem o soro por via subcutânea ou peritoneal)
Como saber se um filhote está desidratado? Identificar desidratação em neonatos é relativamente simples: o focinho e a pele da barriga devem ser róseas ou ligeiramente avermelhada, tons de vermelho, roxo ou vinho indicam desidratação e um veterinário deve ser consultado com urgência.


Consulte sempre um(a)  médico(a) veterinário(a) de sua confiança !

Nenhum comentário:

Postar um comentário