.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

BRUCELOSE CANINA


A  Brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella.

A infecção por Brucella canis em cães compromete principalmente o sistema reprodutivo mas pode acometer outros órgãos, especialmente olhos e disco vertebral, com sinais clínicos de uveíte e discoespondilite. Há relatos de animais que apresentaram osteomielite, dermatite, meningoencefalite e glomerulo-nefropatia, porém são raros.

Apesar de ser uma doença venérea, a  forma de transmissão mais comum é por ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de material abortado ou secreções vaginais. Animais castrados e virgens podem ser contaminados se tiverem contato com fômites contaminados  com material de aborto, urina, secreções vaginais  ou sêmen.
Grande quantidade de microorganismos é eliminada no sêmen, principalmente durante as primeiras 6 a 8 semanas após a infecção, mas a liberação persiste por 60 semanas a 2 anos.  A urina é uma importante forma de transmissão, especialmente nos machos.
A Brucella canis também pode ser transmitida verticalmente por via transplacentária ou durante a lactação.

O aborto, com cerca de 45 dias de gestação é o sinal clínico observado com maior frequência e em geral é o motivo para que o proprietário procurar orientação de um médico veterinário. Todavia, a morte fetal pode ocorrer em qualquer estágio gestacional e a morte embrionária precoce é em geral despercebida e interpretada como falha na concepção. Há relatos de cadelas que parem normalmente porém os neonatos morrem alguns dias após o nascimento.
Em machos, a doença se manifesta  inicialmente provocando aumentos de escroto e epidídimo e leva a infertilidade

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico pode ser confirmado através de exame sorológico e de PCR.

TRATAMENTO
Além do uso de antibióticos específicos a castração é essencial. Entretanto, a castração não exclui totalmente a possibilidade do animal permanecer como fonte de infecção para outros cães e humanos e por isso muitos veterinários recomendam a eutanásia dos animais positivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário