.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

MICROCHIPS


Algumas pessoas me perguntam  porque eu insisto em microchipar meus cães. Qual a vantagem?
Vou tentar explicar aqui um pouco sobre como funciona e as inúmeras vantagens que este dispositivo oferece.

O que é um microchip ? 
é um minúsculo dispositivo eletrônico que armazena um código numérico. único. Não se trata de um rastreador, este código será como o CPF ou RG do seu animal, deste modo, implantar um microchip é identificar permanentemente seu melhor amigo.


Por que devo microchipar meu animal?
O microchip é a forma mais segura que existe para identificação do seu animal. Além de ser muito mais simples de aplicar que a tatuagem, é indolor e inadulterável! Não existe contra indicações e pode ser aplicado em filhotes e  adultos de qualquer idade.
Uma coleira ou placa de identificação pode ser retirada ou perdida mas o microchip, por ficar sob a pele do animal possibilitará a identificação do dono. Em alguns países este método já é obrigatório para identificação de animais de companhia de diferentes espécies tais como cães, gatos, coelhos, furões e répteis.

Após microchipar seu pet é importante preencher o cadastro com seus dados e os dados do animal. Com o número do microchip é possível saber informações sobre seu proprietário (endereço, telefone, nome completo) e sobre o animal (nome, idade, vacinas, etc). Qualquer pessoa pode acessar os dados pela internet e deste modo localizar seu proprietário caso encontre um animal perdido.

A obrigatoriedade da identificação visa, não somente identificar o animal em caso de fuga como também reduzir o abandono e incentivar a posse responsável. O cadastramento de animais e proprietários é uma medida essencial para o controle populacional além de auxiliar no controle de zoonoses e de preservar o direito dos animais e de seu bem estar.


A identificação eletrônica pode reduzir o tempo de permanência de um animal na rua e com isso as chances deste animal ser mal- tratos e de contrair doenças.

O microchip não possui bateria. Ele é energizado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Uma vez que o componente seja aplicado, permanecerá com o animal por toda a vida e fornecerá um número exclusivo toda vez que for escaneado pela leitora.


Como microchipar meu animal? 
Procure um veterinário. O processo é muito simples. O microchip é menor que um grão de arroz e é aplicado como se fosse uma injeção. Não necessita de anestesia e não prejudica em nada o desenvolvimento do seu filhote.



QUEM AMA CUIDA


Mais informações e consultas
Dra Márcia Baptista - Médica Veterinária
ligue (21) 999229549 ou envie uma email para canilavalonland@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário