.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 20 de outubro de 2015

OLHOS AZUIS: SIM OU NÃO?



Se pensarmos sob o ponto de vista genético existem 4 diferentes tipos de olhos azuis dos quais três destes estão associados com problemas de pigmentação de pele e pelagem.
O modo de herança é autossômico dominante com baixa penetrância, expressividade variável e acentuada heterogeneidade genética.
As alterações pigmentares originam-se da migração defeituosa dos melanoblastos da crista neural até a pele do embrião. Sao reconhecidas até o momento, mutações em 6 diferentes pares de genes que interferem no desenvolvimento normal dos melanócitos.



TIPO 1 - cães Merle
A forma mais comum está associada a pelagem Merle. O gene M dilui aleatoriamente partes da pigmentação incluindo olhos e trufa (focinho). Este tipo de diluição acarreta coloração azul da íris (ao contrário do que algumas pessoas pensam cães não possuem olhos vermelhos como observamos em ratos e coelhos, tanto o albinismo como  perda parcial de pigmentação ocasionam olhos azuis, semelhante ao que observa-se em seres humanos)
Em decorrência desta despigmentação cães merles podem apresentar ambos os olhos azuis, olhos dispares ou  olhos mesclados
Olhos dispares, também chamados de "wall eyes" são observados em animais que apresentam um olho azul (despigmentado) e o outro de coloração normal. Esta condição é tecnicamente denominada de heterocromia e pode ser observada em diferentes espécies, inclusive em humanos.
Em gatos brancos, a presença de heterocromia está associada a surdez.
Olhos mesclados ("split eyes") - são aqueles que apresentam mais de uma cor em um mesmo olho. Neste caso podemos observar um olho azul com uma pequena parte marrom ou vice versa, não existe um padrão e proporção azul/marrom irá variar amplamente entre um indivíduo e outro.



TIPO 2 -
Este segundo tipo é encontrado em cães "piebold" que apresentam amplas áreas despigmentadas ao redor dos olhos. É comum que estes animais também apresentem ausência de pigmentação em olhos e nariz.
É comum que cães que se enquadrem neste tipo também apresentem algum grau de surdez, conforme foi explicado no post anterior (surdez x genética)




TIPO 3 - Albinismo
chinese crested dog portador de albinismo 

Este talvez seja o tipo mais fácil de ser explicado. O indivíduo albino não possui a capacidade de produzir pigmentos, são animais brancos, de trufa e contorno dos olhos despigmentados e olhos azuis.




TIPO 4 - Gene independente
Em alguns raros casos a coloração azul dos olhos é definida por um gene completamente diferente do que define a cor da pelagem,  ou seja, a cor dos dos olhos não é influenciada pela cor da pelagem.
Esta situação é observada ocasionalmente em cães das raças Border Colie e Husky Siberiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário