.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 4 de outubro de 2016

VACINAÇÃO DE FILHOTES DE CÃES



Muita gente me pergunta como deve ser feita a vacinação dos filhotes. Quais vacinas são importantes e quando devem ser feitas?

Existem vários protocolos que podem ser instituídos a critério do Médico Veterinário. Vou descrever aqui o que considero mais recomendável e que costumo utilizar em meus cães e em meus pacientes.

Ao nascer, nas primeiras 48h de vida, o neonato não é capaz de digerir proteínas e é imprescindível que neste período ele faça a ingestão do colostro materno que é rico em anticorpos. Os anticorpos adquiridos do colostro e durante o período pré-natal irão manter este filhote imunizados contra várias patologias durante um período de no máximo 50-60 dias.

Após este tempo é necessário que o mesmo comece a desenvolver seus próprios anticorpos e para tanto é imprescindível que seja levado ao um veterinário para ser examinado e receber a primeira dose de vacina.
Apenas animais saudáveis poderão ser vacinados!

Ao completar 4 semanas é aconselhável que seja feita a primeira vermifugação da mãe e dos filhotes. Deve-se utilizar um vermífugo de amplo espectro de ação mas que seja compatível com a idade deste filhote. Lembre-se que nem todos os medicamentos que usamos em cães adultos podem ser utilizados com segurança em filhotes, logo consulte sempre um veterinário de sua confiança antes.
Esta  vermifugação deverá ser repetida após 10 dias. Uma vez que esteja livre de parasitas o filhote estará pronto para próxima etapa: as vacinas.

A vacina óctupla ou déctupla considero a mais importante pois irá conferir imunidade contra doenças graves e muitas vezes letais como a parvovirose, cinomose e leptospirose. No primeiro ano de vida deverão ser feitas 3 doses com o intervalo de 21 dias.

A vacina contra gripe ou pneumodog confere imunidade contra doenças do trato respiratório. Faço sempre duas doses, com intervalo de 21 dias e depois um reforço anual.

A ultima vacina que considero obrigatória é a anti-rábica que deverá ser feita anualmente.

A vacina contra giárdia apesar de recomendada por alguns veterinários não é obrigatória e não costumo utilizar nos meus cães e nem nos meus pacientes.

A vacina contra leishmaniose é importante nas regiões onde a doença é observada mas só pode ser feita a partir de 6 meses e necessita exame sorológico prévio, comprovando que o animal não é portador da patologia antes de ser feita a primeira vacinação. No primeiro ano devem ser feitas 3 doses com intervalo de 21 dias. Nos anos seguintes basta uma dose de reforço.

Por serem consideradas zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis para os seres humanos, o Ministério da Saúde instituiu como obrigatórias as vacinas contra raiva e leptospirose em cães. Não sendo permitida a circulação de animais que não estejam devidamente imunizados contra estas doenças.
As vacinas feitas em campanhas por não serem aplicadas por médicos veterinários não tem valor legal e não permite que este animal frequente exposições, concursos ou realize viagens terrestres ou aéreas.

IDADE
VACINA
DOSE
4 semanas

7 semanas
puppy (v3)

Múltipla (v8 ou v10)
dose única

1a dose



10 semanas
Múltipla (v8 ou v10)
2a dose

Pneumo
1a dose



13 semanas
Múltipla (v8 ou v10)
3a dose

Pneumo
2a dose



16 semanas
Anti-rábica
Dose única



5 meses
Leishmaniose
3 doses com intervalo de 21 dias

obs - de acordo com a legislação atual antes de ser realizada a vacinação contra leishmaniose é obrigatório a realização de exame sorológico comprovando que o animal não é portador da doença.

Vacinar é um ato de amor ! Quem ama cuida! Proteja seu filhote e sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário