.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

VERME DO CORAÇÃO



A dirofilariose ét ambém conhecida como doença do verme do coração de cães. É uma doença grave que pode levar o animal a óbito.

A Dirofilaria é um verme (helminto) transmitida por mosquitos que se instala no coração de cães (adultos ou filhotes) onde cresce e se reproduz. Os vermes jovens são chamdos de microfilárias e ficam circulando na corrente sanguinea do animal. Quando mosquito pica este animal contaminado ele se contamina e passa a transmitir o parasita para outros cães.




Conforme o número de vermes cresce no lado esquerdo do coração, aumenta a incidência de embolias e trombos. Se a infestação for muito alta o animal vai apresentar problemas cardíacos e respiratórios sérios.
Dentre os principais sintomas teremos: tosse seca, dificuldade de respirar, cansaço, intolerância ao exercício, etc. Em alguns casos verifica-se também hematúria (presença de sangue na urina), esplenomegalia (aumento do tamanho do baço) e ascite (aumento do volume abdominal).




COMO EVITAR ?
- Utilizar medicamentos preventivos como cardomec, revolution, advocate
- Não expor o animal a locais onde haja grande infestação por carrapatos e pulgas (alguns autores acreditam que os carrapatos e as pulgas também são capazes de transmitir o verme)
- leve seu animal regularmente ao veterinário para avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário