.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

WESTIES - CUIDADOS COM A PELAGEM



Os westies são cães de pelagem dupla (pêlo e subpêlo, grossa e lisa. Tais características tornam relativamente fácil sua manutenção mas alguns cuidados são indispensáveis:

- BANHOS - O excesso de banhos pode ocasionar problemas de pele e de pelagem e por isso deve ser evitado. Banhos mensais são suficientes para manter o pelo branco sem deixá-lo muito liso ou fino. Um shampoo tipo clareador ajudará muito - existem várias marcas de shampoos clareadores específicos para cães. O uso de condicionadores é totalmente desaconselhável - modifica a textura do pêlo. Lembre-se sempre de enxaguar bem a pelagem para retirado do shampoo, evitando que fique resíduos do produto sobre a pele que podem ocasionar dermatites. Após o banho o cão deve ser muito bem seco com auxilio de um soprador e/ou secador de cabelos.
Lembre-se sempre de colocar um pouco de algodão nos ouvidos para evitar que entre água.

- ESCOVAÇÃO - deve ser feita 2 vezes por semana e ajudará a manter o pelo sem nós e a eliminar a sujeira. Acostume seu filhote desde cedo a ser escovado. Você deve começar a escovação no sentido contrário do pelo (cabeça, pescoço, dorso e saia) e depois no sentido do crescimento dos pêlos. Banhos secos semanais podem ajudar a eliminar odores e a manter a pelagem clara e limpa e devem ser feitos durante o processo de escovação - para isso você vai precisar de uma raqueadeira, um pente de metal e carbonato de calcio em pó (vendido em pet shops) ou polvilho antisséptico (vendido em farmácias).

- TOSA - a tosa deverá ser feita a cada 30-60 dias. O dorso deve ser feito com faca de stripping e a cabeça e a saia com tesoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário