.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 11 de setembro de 2010

PIOMETRA

A piometra é uma inflamação  no endométrio e em alguns caso do mesométrio (útero). É relativamente comum em cadelas, especialmente àquelas com idade superior a 6 anos de idade.
O que desencadeia a piometra não está ainda muito bem definido mas sabe-se que progesterona (hormônio sexual feminino) tem papel primordial no problema.
Cadelas que fazem uso de anticoncepcional são mais susceptíveis. Estrógenos (hormônios sexuais) administrados  durante o diestro (cio), um período em que as concentrações séricas de progestreona são altas, aumentam muito as chances de desenvolvimento da piometra.

A invasão bacteriana, provavelmente oriunda da própria microbiota vaginal irá produzir uma resposta inflamatória local e sistêmica. O útero começa a acumular grande quantidade de pus em seu interior e vai se dilatando progressivamente.  Se não tratado rapidamente, este útero poderá  romper-se liberando conteúdo purulento para a cavaidade abdominal e ocasionando septicemia e a morte do animal.


 
Útero muito distendido devido à  grande quantidade de pús

Os sintomas nem sempre são muito evidentes. Algumas cadela apresentam corrimento vaginal purulento com ou sem sangue.  Entre os possíveis sintomas teremos desconforto abdominal leve, apatia, perda de apetite,  vômitos e distensão abdominal. A intensidade destes sintomas irá variar com o grau de infecção e com fatores inerentes ao próprio indivíduo (idade, sistema imunológico, nutrição, higidez, etc).
Lembre-se - a demora no tratamento pode levar o animal ao óbito!!!!! Se perceber algo estranho com sua cadelinha e ela tiver saido do cio recentemente corra para o vet! Como os sintomas em geral começam de forma sútil a observação constante do proprietário é muito importante.

Tratamento - na maioria dos casos, quando o animal apresenta sintomas e chega a clinica a doença já esta bastante avançada e única chance de sobrevivência será e a retirada (cirúrgica) do útero. É uma cirurgia delicada pois o útero encontra-se muito distendido e o seu rompimento implicaria em septicemia. Além disso,  a grande quantidade de toxinas bacterianas presente na corrente sanguínea do animal agrava o quadro.

Como evitar ? A melhor forma de evitar o problema é a castração precoce das cadelas.  Se vc adotou ou comprou uma cadelinha para sua companhia o meu conselho é: castração já ! A castração é uma cirurgia simples, a recuperação é rápida e previne, além da piometra, vários outros problemas como gravidez indesejada, tumores de útero e de mama, etc).


Nenhum comentário:

Postar um comentário