.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SEU CACHORRO TEM MAU HÁLITO ???

Você sabia que existem veterinários especializados em odontologia canina e felina?

Pois é verdade. Cães também sofrem com problemas dentários. O tártaro ou cálculo dentário é a doença periodontal mais comum em cães e uma das principais causas de mau hálito. Não é normal cães terem mau hálito. A halitose (mau cheiro na cavidade oral) é um indicativo de que tem alguma coisa errada.

A placa bacteriana é a principal responsável pelas doença periodontal  e sua mineralização leva a formação do cálculo dentário. Se não tratado o problema pode evoluir e ocasionar gengivite, sangramentos e perda de dentes. Animais com problemas bucais muitas vezes sentem dor ao se alimentar e param de comer levando a emagrecimento, fraqueza, apatia, etc.
Além disso, com a inflamação a gengiva fica edemaciada e sangra com facilidade. Se as bactérias presentes ali entrarem na corrente sanguínea elas podem se instalar em diversas partes do organismo, como coração, pulmões , rins, fígado levando a infecções graves e algumas vezes fatais.

Como evitar ?
A escovação diária dos dentes de seu cãozinho (com pasta dentária específica para cães) ajuda a prevenir a placa bacteriana.
A visita periódica ao veterinário também é imprescindível. Somente o vet saberá o momento em que será necessário fazer uma limpeza  de tártaro ou algum outro tratamento periodontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário