.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

UROLITIASES CANINAS

A urolitíase consiste da   formação de cálculos (urolitos) nos rins, nos ureteres ou na vesícula urinária (bexiga). Os urólitos são concreções policristalinas compostas principalmente por cristalóides orgânicos ou inorgânicos (90-95%) e uma pequena quantidade de matriz orgânica (5-10%) e formam-se no interior das vias excretoras.

Em cães, a maioria (cerca de 90%) dos cálculos urinários encontram-se no trato urinário inferior, sendo a vesícula urinária (bexiga) o local mais frequente.

Os cálculos são mais comuns em animais de meia idade, podendo mais raramente serem encontrados em filhotes e idosos. A estruvita é o tipo mais encontrado, respondendo por aproximadamente 65% dos casos; sendo seguida pelos cálculos de oxalato de cálcio, urato, cistina, silicato e fosfato de cálcio.

cristais de fosfato amoniomagnesiano (estruvita) em amostra não corada de  urina 

As pedras se formam normalmente por ação de um processo infeccioso, podendo em algumas situações estarem  relacionadas com a urina estéril. Um exame detalhado da urina pode determinar a possível composição do material, além de poder determinar a presença ou não de uma infecção e da condição geral do trato urinário inferior. Apesar da sua alta freqüência, os cálculos de estruvita são os únicos passíveis de tratamento exclusivamente médico, visto que podem ser dissolvidos através de uma correção da dieta e instituição de antibioticoterapia específica.

fotos - cálculos (pedras) de estruvita (esquerda) e de oxalato (direita) retiradas cirurgicamente de cães

Algumas raças, como Dálmata, Schnauzer Miniatura e Yorkshire Terrier apresentam uma maior predisposição racial a formação de cálculos renais e vesicais.  Os cálculos de urato são freqüentes na raça Dálmata, devido a alterações metabólicas de caráter genético. Uma dieta balanceada ajuda a prevenir o problema e por isso é muito importante escolher rações de boa qualidade e não fornecer alimentos humanos sem o conhecimento do seu veterinário!

Entre os sintomas mais frequentes podemos citar:
- dor ao urinar
- animal tenta urinar com frequencia mas apenas pequenas quantidades de urina são eliminadas
- presença de sangue na urina
- lambedura persistente da região genital
- falta de apetite e depressão

Se você observar um ou mais sintomas acima descritos em seu cão ou gato procure imediatamente um veterinário.  Um dos maiores perigos dos cálculos (urolitos) é a possibilidade de obstrução da uretra. Uma vez obstruida a urina não consegue sair e se acumula na bexiga.  Se não for tomada uma providencia rapidamente esta bexiga pode se romper ou o liquido se acumular nos rins levando a hidronefrose e insuficiência renal subsequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário