.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CINOMOSE

A cinomose é uma doença causada por um vírus epiteliotrópico (que tem tropismo por células epiteliais) e que acomete principalmente cães jovens, com idade inferior a 6 meses de vida mas que pode atingir animais de qualquer idade.

O vírus, pertencente à família Paramyxoviridae (gênero Morbilivírus), é sensível a maioria dos solventes e desinfetantes e pode ser inativado pelo calor. Temperaturas acima de 55 graus celsius - durante 30-60 minutos são capazes de inativá-lo.

A infecção ocorre pelo contato direto com animais doentes ou pela exposição em ambientes em que o vírus esteja presente na forma de aerossol.  A doença tem progressão relativamente rápida e a demora no diagnóstico pode ser fatal.

O vírus penetra pelo sistema respiratório, se replica nos linfonodos e atingem a corrente sanguínea por onde se disseminam atingindo  o sistema nervoso central, sistema gastrointestinal, sistema urogenital, glândulas endócrinas e exócrinas.

Como o vírus acomete diferentes órgãos os sintomas podem ser muito variáveis de um animal para o outro. Entretanto, na maioria dos casos, sintomas neurológicos (tremores, incoordenação motora, convulsões, etc), secreção ocular e nasal, diarréia, espessamento de coxins e trufa (hiperqueratose nasal)  e febre são relatados com frequência.

A doença é grave e o tratamento nem sempre é eficaz. Se  tratado precocemente o animal pode sobreviver mas ha possibilidade de apresentar alguma sequela como mioclonias, perda parcial de olfato ou da acuidade visual.

A melhor forma de prevenir é atraves da vacinação. Filhotes devem tomar a primeira dose aos 45 dias e cães adultos devem ser revacinados anualmente. 

Mantenha em dia a vacinação de seus cães e consulte um veterinário sempre !

Nenhum comentário:

Postar um comentário