.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BABESIOSES

A Babesiose é também chamada de "doença do carrapato" e é ocasionada pelo protozoário Babesia canis.  Apesar de ser mais frequente em animais jovens pode acometer cães de qualquer idade.

Os cães se infectam com o parasita ao serem mordidos pelo carrapato. No organismos do cão o parasita penetra nas hemácias e se multiplica em seu interior ocasionando hemólise.

A doença pode se manifestar de 3 formas: hiperaguda (mais comum em cães com idade inferior a 4 semanas e geralmente fatal), aguda (de maior ocorrência em animais com idade inferior a um ano)  e crônica.

Os sintomas na forma crônica são na maioria inespecificos e incluem febre intermitente, anorexia (perda do apetite), fraqueza, esplenomegalia e algumas vezes hemoglobinúria e icterícia. Em casos complicados pode-se inclusive observar acidose metabólica, coagulação intravascular disseminada (CID) e pancreatite aguda.

A doença é grave mas tem tratamento.  A prevenção é sempre a melhor opção. O uso de medicamentos preventivos contra carrapatos e pulgas mensalmente pode evitar a doença. Em locais onde a infestação por carrapatos é muito elevada o ambiente também deverá ser tratado (detetização com produtos especiíficos ou vassoura de fogo).


Babesia canis no interior de hemácias em um esfregaço sanguíneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário