.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

OBESIDADE


A obesidade em animais, principalmente em cães e gatos é um problema que vem crescendo muito e pode causar sérios danos a saúde.

O acúmulo excessivo de gordura pode ocasionar problemas tais como:
- doenças cardíacas
- problemas renais
- predisposição a diabetes
- artrites
- problemas reprodutivos e infertilidade

O sedentarismo talvez seja um dos fatores que mais contribui para o agravamento do problema.

A humanização de nossos animais faz com que muitos proprietários acreditem que seus cães precisam comer tudo aquilo que seus donos comem para serem felizes. Pode ser difícil as vezes resistir a carinha pidona e ao olhar suplicante de um cão mas fazer suas vontades pode ser muito prejudicial a saúde além de criar hábitos ruins. Muitos alimentos humanos podem ser tóxicos e até letais para um cão. Como já foi comentado anteriormente, o chocolate é rico em teobromina uma substancia que se acumula no organismo do seu cãozinho e pode levá-lo a morte.

Pães e biscoitos são ricos em carboidratos. Os carboidratos são uma fonte rápida de energia e quando consumidos em excesso, são metabolizados pelo organismo, transformados em lipídios e armazenados como gordura.

As principais causas de obesidade em cães são
- sedentarismo
- consumo excessivo de ração
- consumo de alimentos inadequados ricos em açúcar e gordura.
- problemas hormonais (ex. hipotireoidismo)

Como resolver o problema?
Pra começar o proprietário precisa aceitar o fato de que seu animal é obeso e necessita de tratamento e acompanhamento veterinário. A próxima etapa consiste em uma mudança de hábitos.
Deve-se instituir uma vida mais saudável, com alimentos menos calórico e uma rotina de exercícios compatível com a idade, porte e raça do animal.
O cão não vai ao mercado e nem tãopouco abre o armario ou a geladeira para se servir. Portante se o seu animal esta gordo a culpa nas maiorias dos casos é sua. Fornecer allimentos em horarios fixos e em quantidades adequadas para muitos proprietarios parece uma tarefa muito dificil mas não é.
Animais jovens gastam mais energia que animais mais velhos. Do mesmo modo animais que vivem soltos em sitios são diferentes de animais que passam o dia dormindo num apartamento. A quantidade e o tipo de alimento fornecido deve ser compativel com o seu estilo de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário