.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 2 de abril de 2011

CIO

O Ciclo Estral de cadelas apresentam algumas características que o diferenciam das demais espécies domesticas.

O ciclo estral pode ser dividido em 4 fases distintas: anestro, proestro, estro e diestro.

O proestro é a fase em que os hormônios sexuais começam a aumentar e o organismo se prepara para ovular. O nível de estrogênio estará elevado e isso vai acarretar alguns sinais bastantes característicos que indicam o inicio do que popularmente chamamos de “cio”.
Nesta fase a vulva fica muito edemaciada (inchada), hiperemica (avermelhada) e há corrimento de uma secreção sanguinolenta. A quantidade de secreção varia de uma cadela para outra.
É um período em que a fêmea mostra-se mais agressiva e irritada. O macho costuma tentar a monta mas a fêmea não permite. Deve-se ficar atento para evitar brigas - quando se tem vários cães em uma mesma casa.
O proestro dura em media 10 dias mas pode varias de 6 a17 dias.

A próxima fase é o estro. No estro os níveis de estrogênio começam a diminuir e a progesterona começa a ser produzida. É a fase em que a cadela esta fértil e que a aceita a monta do macho. A fêmea torna-se receptiva, levanta e lateraliza a cauda e urina para atrair o macho. Haverá aumento dos níveis de LH e FSH e cerca de 24 a 48 horas após o inicio do estro haverá ovulação. A cadela é uma fêmea multípara ou seja que é capaz de ter vários filhotes numa única gestação e a ovulação pode ocorrer em mais de um dia. O período do estro dura em media 10 dias mas pode variar de 3 ate 21 dias.
Entre os sinais clínicos teremos:
- aceitação do macho
- a vulva que estava bastante edemaciada reduz de tamanha e fica flácida (mas continua maior que o normal)
- há redução significativa na secreção e no sangramento
O útero é preparado para receber o embrião. Os folículos que se romperam formarão os corpos lúteos, responsáveis pela produção de progesterona.

O diestro é a fase progesterônica. O nível de progesterona aumenta significativamente a cadela para de ovular. Diferentemente de outras espécies os níveis de progesterona permanecerão elevados mesmo que a cadela não fique gestante por cerca de 60 dias.
Este auemento da progesterona irá interromper o sangramento e fará a vulva retornar ao seu tamanho normal.
Nesta fase as defesas do animal se encontrar diminuídas, o sistema imune não esta tão eficiente, e a fêmea é mais susceptível a infecções e ao desenvolvimento de piometrites.
Se tiver havido a cópula e fertillização do ovócito haverá formação de um embrião que será implantado no útero após cerca de 18 dias e dará seqüência a formação da placenta de gestação.

O anestro é a fase que a produção hormonal encontra-se muito baixa, não há formação e nem maturação folicular ou ovulação. Em outras palavras é a fase em que a cadela não apresenta cio. O período de anestro varia de 4 a  12 meses (media de 6 meses).

Em resumo, a cadela irá ficar fértil no período conhecido como estro. O cio é o período que inclui o proestro e o estro e pode variar de 15 a 40 dias. Nesta fase é aconselhável manter a fêmea afastada do macho, a não ser que se deseje que ela engravide.
É sempre bom lembrar que a castração é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada. Além disso, cadelas castradas não passam por mudanças hormonais intensas que predispõe estas fêmeas a problemas uterinos e tumores.

Um comentário: