.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 20 de agosto de 2011

CRESCIMENTO DE FILHOTES - CERTO X ERRADO


A infância de um cão é uma fase de grande importância em sua vida pois vai determinar vários aspectos do seu desenvolvimento e de sua saúde no futuro. Os cuidados nesta fase devem sem redobrados para que quando adulto este animal tenha um corpo saudável  e um desenvolvimento adequado.

Como é uma espécie que apresenta tamanhos muito variados o crescimento e desenvolvimento de cada raça deverá ser observado de forma diferenciada. A alimentação e os exercícios realizados nesta fase da vida serão os fatores mais determinantes para o seu desenvolvimento pleno.

Vários problemas articulares podem ocorrer decorrentes de uma alimentação inadequada na fase de crescimento, especialmente nas raças de grande porte. Uma alimentação balanceada é fundamental para que o animal ganhe peso e cresça de acordo com a raça permitindo ao sistema muscular e esquelético se desenvolverem de forma proporcional.

De acordo com vários estudos reallizados com diferentes raças de cães, o crescimento de um filhote pode ser dividido em 3 fases
fase 1- é logo assim que o animal nasce - é uma fase de crescimento moderado
fase 2 - é uma fase de crescimento muito rápido (exponencial) - esta fase que vai ate cerca de 6-8 meses o animal praticamente atinge o tamanho que terá quando adulto
fase 3 - é uma fase de crescimento lento - o animal cresce bem lentamente, ganha mais massa muscular, desenvolve caracteres sexuais secundários e termina quando o animal atinge a fase adulta .

consultar sempre um veterinário e observar o ganho de peso do filhote são atitudes simples e essenciais.
Dê sempre preferência por rações premium e super premium, adequadas a faixa etária e ao porte do seu animal.
Exercíos em excesso podem causar lesões nas articulações que ainda estão se formando. Por outro lado o sedentarismo prejuca o desenvolvimento muscular e também pode ocasionar sérios problemas de aprumos, articulares e ósseos no seu filhote.
Fique alerta e sempre consulte um veterinário de sua confiança !

Nenhum comentário:

Postar um comentário