.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OTITE



A otite externa é um problema bastante comum em cães e gatos e pode ter inúmeras causas.

É uma doença inflamatória aguda ou crônica do meato acústico e externo e tem como principais sintomas dor de ouvido, prurido e por vezes presença de secreção de odor desagradável.

Fatores que predispõe ao surgimento da patologia
- orelhas pendulares e pesadas (ex cocker spaniel, setter irlandes, poodle, etc) - a menor circulação de ar associada a uma maior retenção de umidade predispõe a inflamação e a proliferação de microorganismos (bactérias e fungos)
- umidade excessiva - banhos muito frequentes, cães que costumam nadar com frequência. O ideal é sempre proteger o ouvido antes do banho para evitar que entre água. O excesso de umidade compromete a barreira natural da pele facilitando a instalação e multiplicação de microorganismos.
-irritação iatrogênica - irritação causada pelo proprio proprietário em decorrência de limpeza excessiva ou feita de forma inadequada. Alguns fármacos utilizados para limpeza do ouvido podem causar irritação quando usados em excesso. Por vezes, o próprio cotonete pode ferir causando uma reação inflamatória.
- erros no tratamento - Ocorre quando o proprietário não segue corretamente o protocolo prescrito pelo médico veterinário ou quando o protocolo é inadequado. Erros comuns incluem: uso de medicamento incorreto (ex antibiótico para tratar uma otite fúngica ou vice-versa), tempo de tratamento insuficiente ou dose inadequada do fármaco que levam a uma infecçção persistente ou crescimento excessivo da microbiota normal.
- presença de tumores e má formações que levem a um estreitamento do conduto auditivo

Diagnótico
Sempre que suspeitar de otite um médico veterinário deve ser consultado o mais breve possível para evitar que o problema se agrave. Casos graves podem, inclusive, levar ao rompimento da membrana timpânica, surdez e sintomas neurológicos e o tratamento é cirúrgico.
Exames laboratoriais sempre devem ser realizados para que um diagnóstico preciso possa ser instituído.
Nos casos crônicos e graves , é aconselhável a realização de radiografia para se verificar se houve comprometimento do ouvido médio ou ate do ouvido interno.

Causas
Entre as principais causas de otite externa pode-se citar:
- sarna de ouvido (Otodectes sp)
- carrapatos
- corpos estranhos
- hipersensibilidade alimentar
- atopia
- distúrbios endócrinos (ex. hipotireoidismo)
- neoplasias
- infecções bacterianas  (ex. Streptococcus, Staphylococcus, Pseudomonas, Proteus, Escherichia coli, etc)
- infecções fúngicas (ex. Malassezia pachydermatis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário