.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CASTRAÇÃO QUIMICA

Uma injeção que causa esterilidade de cães machos surge como uma alternativa ao método de castração tradicional.




Segundo a veterinária  Maria José Simões de Freitas, o fármaco (Infertile , Laboratório Rhobifarma)
é feito à base de zinco, que é a substância usada pelas células dos testículos para a produção de espermatozóide. Com o excesso, o organismo não consegue mais produzir espermatozóides. As células acabam atrofiando e não há mais a produção.

Segundo o laboratório a eficácia do produto é de 72% após 30 dias. Em alguns casos é recomendada uma nova aplicação para a atrofia total dos testículos

“O veterinário responsável pela aplicação vai avaliar se o animal precisa ser sedado para a aplicação do produto, que é feita por uma injeção. Geralmente, é dispensável quando os animais não são agressivos”, disse Maria José, que garante que durante o processo de atrofia também não há dor. “O cão não sente porque é um processo muito lento, leva cerca de 60 dias até a atrofia total.”

O esterilizador químico, que se chama Infertile, foi desenvolvido no Brasil pelo Centro de Planejamento de Natalidade Animal (CPNA). O produto foi testado por seis anos e teve a comercialização liberada pelo Ministério da Agricultura no fim de 2008. Por enquanto, é aplicado apenas em machos.  A empresa afirma que o medicamento não tem contra-indicação e  nem provoca efeitos colaterais.

Apesar de ser aparentemente seguro, sua aplicação deve ser feita somente após avaliação do animal por um Médico Veterinário. Cães muito agressivos ou muito agitados precisam ser sedados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário