.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

VERÃO



Neste verão os cães também sofrem muito com o calor. É preciso ficar atento para que não tenha problemas.

Tenho visto muitos cães serem internados porque apresentaram um quadro denominado de "hipertermia" (também chamado de insolação). O problema é grave e alguns cães podem vir à óbito.

O problema é especialmente sério nas raças de focinho curto (raças braquicefálicas) tais como bulldogs, a pugs, boxer, etc; Estas raças tem uma maior dificuldade de manter a temperatura corporal durante o calor.

A temperatura corporal ao subir demais acaba "cozinhando" o animal de dentro para fora. Os danos causados nos órgãos nem sempre são reversiveis e os casos de óbito são comuns, especialmente em filhotes e em cães idosos. A morte é dolorosa , o animal pode apresentar convulsões, desmaios entre outros sintomas.

Alguns cuidados relativamente simples podem ser tomados:
- se sair de carro, nunca deixe seu animal dentro enquanto for fazer compras ou algo parecido,
- nas raças braquicefálicas, se precisar sair com o seu animal durante o dia, manter o ar condicionado do carro ligado é essencial
- em casa, assim como você, eles também se sentem mal com o calor mas não sabem ligar o ventilador ou o ar condicionado para se refrescarem, você precisa fazer isso por ele.
- molha-los também ajuda a baixar a temperatura
- animais de grande porte que ficam em quintais precisam ter um lugar com sombra e bem ventilado para ficar
- com o aumento de temperatura o consumo de água aumenta; certifique-se que tenha sempre água limpa e fresca para seu animalzinho.
- prefira os horários mais frescos para passear.


Se apesar de todos os cuidados o seu animal começar a ficar muito ofegante e apático corra para um veterinário - o tempo que voce levar para socorre-lo pode decidir entre a vida e a morte de seu pet!




Nenhum comentário:

Postar um comentário