.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 24 de março de 2013

CHINESE CRESTED DOG (CÃO DE CRISTA CHINÊS)

O cão de crista chinês (Chinese Crested Dog) é um animal de pequeno porte (cerca de 25cm de altura), dócil, gentil, alegre  e carinhoso, que gostam muito de colo e se relacionam muito bem com pessoas, crianças e outros animais.
Estes cães adoram a companhia da família e que fazem tudo para agradar seus donos, são portanto excelentes cães de companhia.




Existem duas variedades: o pelado (hairless) e os peludos (powder puffs).
Os olhos devem ser tão escuros que pareçam pretos. Todas as cores e combinações de cores são permitidas. São cães leves (pesam em geral de 3 a 6 kg), de aparência um pouco frágil, esguios e musculosos. Em uma mesma ninhada é possível se observar cães "peludos" e "pelados". 
O gene que está relacionado a falta de pêlos também está ligada a falta de dentes e por isso os cães "hairless" sempre apresentam dentição incompleta.  Deste modo deve-se evitar o cruzamento de várias gerações seguidas de cães hairless, um estudo criterioso deve ser realizado para se definir qual o melhor acasalamento e em quais situações um puff é essencial. A cruza, contudo, de dois exemplares powder puff irá gerar uma ninhada inteira de cães "peludos".




Chineses Crested Dogs- variedade Hairless 
(fotos- M. Baptista)








 
Chinese Crested Dog - variedade Powder Puff
fonte - internet / google )

É uma raça bastante rústica, que requer poucos cuidados e que não adoece com facilidade. O principal cuidado com a raça é com relação ao sol. Por terem a pele muito exposta, eles podem ter queimaduras de sol e precisam usar filtro solar, especialmente os exemplares mais despigmentados. 

Os chineses tem um temperamento carinhoso e divertido. Eles gostam de saltitar e "sapatear" quando estão alegres e muitas pessoas acham que se assemelham a potrinhos correndo e saltitando pela casa. 

A aparência exótica  dos hairless faz com que dificilmente passem desapercebidos, alguns acham lindos outros acham feios mas uma coisa é fato eles sempre cativam quem convive com eles. É impossível não se apaixonar pelo seu jeito alegre e doce. 

A origem da raça é um pouco controversa. Há quem acredite que tenham se originado na Africa e tenham sido levados pelos chineses nos navios para caçar ratos. Como os chineses foram os responsáveis pela dispersão e divulgação da raça pelo mundo alguns acreditam que seja originária deste país. Sabe-se  contudo que pertenceram a famílias da Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C). Há registros da raça desde o século XVIII na Europa e nas Américas. Apesar de ser uma raça muito antiga, só foi reconhecida pela AKC (American Kennel Club) em 1991.

Ainda é uma raça pouco popular no Brasil, mas que vem ganhando espaço nas exposições e competições de agility nos últimos anos. 




10 comentários:

  1. Ola gostaria de sabersobre olhos azuis a minha filhote tem partesem azul dos olhos. Ela seria desclassificada de uma competição?

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o padrão oficial da raça reconhecido pelo CBKC e FCI

    Olhos: tão escuros que pareçam pretos. Um pouco ou nenhum branco da conjuntiva
    deve aparecer. De tamanho médio, inseridos bem separados.

    Já vi, contudo, cães de olhos heterocromáticos participando de exposições

    ResponderExcluir
  3. O pelado é lindo,porem por morar em sitio nao é aconselhavel,pois nao iria ficar passando protetor solar,quando descobri que tinha com pelo fiquei interessada,porem vejo fotos com orelhas pontudas sem pelos longos na laterais da orelha ou com pelos,e em seu site um com orelhas caidas.Afinal como deve ser a orelha do powder puff?Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O peludo pode ter orelhas caídas ou eretas. Ambas são aceitas pelo padrão da raça.
      Quanto a questão da presença de pelos é uma questão de preferência, algumas pessoas gostam de manter as orelhas tosadas.

      Excluir
  4. Quando posso começar tosar orelhas e focinho do powderpuff?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 45 dias já pode começar de forma delicada a fazer a tosa no filhote em casa. No pet shop somente apos os 4 meses quando houver terminado de tomar toda as vacinas

      Excluir
  5. Gostaria de comprar uma fêmea de crista chines queria saber o valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para compra e reserva de filhotes por favor entre em contato pelo telefone (21)999229549 ou envie um email para canilavalonland@yahoo.com.br

      Excluir
  6. Quero muito o exemplar hairless, porém só tenho encontrado o powderpuff, posso comprar o powderpuff e manter ele tosado como hairless?? A pele física lisinha? Os cuidados devem ser os mesmos?

    ResponderExcluir
  7. Olá posso comprar um powderpuff e manter ele tosado como hairless? apartir de quanto tempo posso começar a tosa?

    ResponderExcluir