Foto: internet
A ascite na realidade não é uma doença e sim um sintoma, podendo ser consequência de várias patologias. É muito importe que seja realizada uma avaliação minuciosa pelo médico veterinário para se identificar a causa do problema antes de se definir o melhor tratamento.
A distensão abdominal pode ocorrer de forma passageira ou persistente, dependendo da causa. A retirada do líquido por punção muitas vezes é necessário para fornecer mais conforto ao animal.
O acúmulo exagerado de liquido pode ser doloroso e provocar dificuldade respiratória (não há espaço suficiente para expansão dos pulmões).
Entre as causas mais frequentes temos
- insuficiência cardíaca
- pericardite constritiva
- hepatite
- insuficiência renal
- nefropatias
- insuficiência renal crônica
- pancreatite
- cardiopatia decorrente de dirofilariose
- hipoproteinemia
- tumores (neoplasias)
Um exame de sangue e uma ultrassonografia abdominal são muito úteis para determinação da causa primária.
A punção ou utilização de diuréticos nunca deve ser feita sem a supervisão de um médico veterinário e servem apenas como paliativos não impedindo que o problema retorne. Apenas após identificação da causa e estabelecimento de um tratamento específico para a causa é que podemos reduzir ou evitar a formação da ascite.
Se o seu animalzinho apresentar aumento abdominal com ou sem perda excessiva de peso concomitante procure imediatamente um vet de sua confiança pois todas as causas são graves e precisam ser tratadas o mais rapidamente possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário